Futebol

Campeão da Copa SP, Narciso dá lição de vida e lembra a sua trajetória

Ex-jogador fala sobre vitória contra o câncer e conta histórias dos tempos de atleta. 'Não ganhamos as Olimpíadas de 96 por causa do salto alto'

Por Adilson Barros e Sergio Gandolphi Santos, SP
Quando levantou as mãos para o céu e comemorou o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, quarta-feira passada, no Pacaembu, após vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, o técnico Narciso, do Corinthians, repassou toda a sua vida. O título de uma competição para equipes de base não tem o mesmo peso de uma conquista entre profissionais. Porém, para Narciso, foi a Copa do Mundo que nunca disputou. Ou a medalha de ouro que escapou em 1996. Foi o triunfo sobre a dor.
Ex-jogador de Santos, Flamengo e Seleção Brasileira, entre outros, Narciso já pode ser considerado um campeão, independentemente dos títulos que venha a conquistar. Ele conseguiu vencer a disputa mais importante de sua vida: a luta contra a leucemia. Hoje, aos 38 anos, divide o seu tempo entre os treinos no Corinthians e as palestras que costuma ministrar em hospitais para falar sobre a sua experiência e dar esperança a pessoas que também sofrem com câncer.

No dia seguinte ao título da Copinha, Narciso concedeu entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, no alto da Ilha Porchat, em São Vicente - mesmo treinando os juniores do Timão, ele segue morando na Baixada Santista. No bate-papo, o treinador fala sobre a conquista, lamenta a sua saída do Santos, após 17 anos, relembra a passagem curta e traumática pelo Flamengo, em 1999, e afirma que a Seleção Olímpica de 1996, da qual fez parte, não conseguiu disputar a medalha de ouro porque era desunida e esnobe. Acima de tudo, Narciso dá uma lição de vida ao falar sobre seu triunfo sobre o câncer.
mosaico narciso corinthians (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Narciso concedeu entrevista no alto da Ilha Porchat (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
GLOBOESPORTE.COM: Para quem trabalha com formação de jogadores, o que significa o título da Copa São Paulo?
Narciso: Representa muita coisa. É o nosso Campeonato Brasileiro. É o sentimento do dever realizado. Sabemos que esse título nos abre muitas portas. É bom para o currículo e para o fortalecimento do nosso trabalho.

Mas é comum que se diga que base é para formar jogadores e não para conquistar títulos. O que pensa sobre isso?
Acho que as duas coisas caminham juntas. A partir do momento em que você ganha, o seu trabalho fica mais valorizado. Mesmo na base. Quando você sai prematuramente de um campeonato, é cobrado do mesmo jeito, e o trabalho é deixado de lado. Concordo que o principal papel da base é revelar. Só que, à medida que o time avança, chega a uma semifinal, a uma final, é preciso ter o ímpeto vencedor. O jovem jogador já vai se acostumando a conquistas.

Foi a falta de um título de Copinha que o tirou do Santos?

Foi uma posição da diretoria. Acharam que eu não deveria continuar. É claro que fiquei bastante chateado, pois foram 17 anos. Apareci como jogador no Santos, depois fiquei doente, me recuperei e voltei a jogar lá. Em seguida, me tornei técnico. Então, senti um baque.

Mas qual foi a justificativa para a sua demissão?
Eles só falaram que a Copa São Paulo (2011) não tinha sido boa e acharam que eu deveria ser demitido. Só que é como estávamos falando: não é o título da Copinha que faz com que um clube revele ou não jogadores. Neymar, Paulo Henrique Ganso, Rafael, Adriano e outros garotos de destaque do Santos nunca chegaram sequer a uma final.
Narciso, técnico do Corinthians, na final da Copa SP (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Comandando o Timão na final da Copinha
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
Todo menino que disputa a Copa São Paulo sonha ir bem para ser promovido. E o técnico? Quando você pensa em subir o degrau?
Espero daqui a dois anos, com 40, dar esse salto e procurar uma equipe que possa me ajudar a dar uma sequência à minha carreira. Claro que, dentro do futebol, as coisas acontecem de forma rápida e, muitas vezes, inesperada. É difícil haver um planejamento, mas minha meta é essa.

Você venceu uma doença muito grave e pôde continuar a sua carreira. Quando conquistou a Taça São Paulo, passou por sua cabeça todo o sofrimento que enfrentou?
Sem dúvida. Esse título é a volta por cima de tudo aquilo. Mostrou mais uma vez que é importante acreditar sempre. Claro que a luta contra o câncer foi o jogo da minha vida. É muito difícil lutar contra aquele inimigo, sem saber o que vai acontecer, sem ter certeza de que a medula que você recebe vai ser rejeitada. A pessoa fica totalmente debilitada também psicologicamente. Eu tenho filhos, família, amigos, já possuía uma vida formada, planos. Estava com 25 anos, uma idade boa para o jogador de futebol, de maturidade. Tudo isso desmoronou. Mas, felizmente, consegui passar por cima de tudo isso. Ficou o aprendizado, a lição de vida.

Como foi o momento em que você recebeu a notícia de que estava com leucemia e precisaria passar por um transplante de medula?
Eu estava treinando, em pré-temporada (início de 2000). Fiz aqueles exames laboratoriais normais. Lembro que, depois disso, os médicos vinham toda hora no meu quarto, perguntar se eu estava me sentindo bem, se tinha dor de cabeça, alguma mancha no corpo. Eu estranhava aquelas perguntas, pois não sentia nada. Estava forte, treinando, fazendo todos os testes. Pedia para saber por que eles estavam tão preocupados e só me diziam que eu tinha anemia. Pensei: “Estranho, eu não sinto nada. Mas se é anemia, tudo bem. É só me alimentar melhor”. Quando voltei para Santos (a pré-temporada foi em Águas de Lindoia, no interior paulista) é que eles abriram para mim: eles tinham suspeita de leucemia, que é o câncer no sangue. No dia seguinte, eu teria uma consulta com uma especialista para confirmar. Foi um baque. Passei uma noite horrível. O nome câncer deixa a pessoa assustada, temerosa. Sabia que meu sonho de seguir jogando futebol estava acabado, pois, mesmo que me recuperasse, como aconteceu, reconhecia que não poderia mais jogar em alto nível. Passei, então, a lutar pela minha vida.
Narciso durante entrevista (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Narciso foi submetido a transplante de medula
(Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)
E como foi superar tamanho sofrimento?

Todas as fases são complicadas. Quando você recebe a notícia, quando vai contar para a sua família, os primeiros dias de tratamento, a luta para achar um doador de medula e, mais difícil ainda, a recuperação após o transplante. Seu corpo luta contra a medula, e você sofre demais. É muito difícil mesmo.

Foram quase quatro anos de luta até a cura. E você ainda ganhou a chance de voltar a disputar dois jogos pelo Santos.


Sim. Foi um momento de muita emoção. Primeiro na Vila Belmiro, com a torcida gritando o meu nome. E depois jogando em Curitiba, justamente no lugar onde eu passei grande parte do tratamento, onde fui submetido ao transplante.

Qual a influência de toda essa experiência em sua vida profissional?
Aprendi muito com a minha doença. Influencia em tudo o que eu falo para os garotos: sobre a importância da família, dos estudos e da aplicação nos treinos, de se ter um bom caráter, se tornar um ser humano digno. Sempre falo para eles que todo sofrimento dos exercícios e dos treinamentos puxados não é nada perto do que se conquista com luta. Eu me vejo como um espelho para os garotos.

Você também faz palestras, visita hospitais, tem contato com pessoas que passam pelo que passou. Como é essa experiência?
É muito legal. Falo sobre o que me aconteceu, sobre como consegui superar. Passo força, motivação, e digo a eles para não se abaterem, pois é possível superar, como superei. A resposta é sempre muito boa, com sorrisos, abraços. Eu me sinto muito bem quando consigo arrancar um sorriso do rosto deles.

Voltando a falar sobre futebol. Como foi a experiência de jogar no Flamengo?

Apareceu essa oportunidade (1999). Eu estava desgastado no Santos e achei que era o momento de uma mudança. Foi um contrato curto, de apenas quatro meses. Mas acabei ficando apenas um mês.
Não conquistamos a medalha de ouro por causa do salto que era muito alto"
Narciso
Por quê?

Nada do que foi combinado com a diretoria do Flamengo aconteceu. Eles estavam com problemas financeiros, acho até que esses problemas continuam até hoje. O tempo foi passando e não me pagaram nada. Passou um dia, uma semana, um mês e nada. Durante esse tempo, eu dei uma declaração à imprensa dizendo que eu não queria jogar como zagueiro, mas como volante (ele já havia se tornado jogador de meio de campo no Santos). O Gilmar (Rinaldi, ex-dirigente flamenguista e hoje agente de jogadores) e o Evaristo (de Macedo, então técnico rubro-negro) me chamaram para uma reunião. O Gilmar disse que eu deveria jogar onde ele queria. Respondi que não, que queria jogar no meio e que, além do mais, ele nem era o técnico. A situação estava assim. Acabou a reunião, não me falaram nada. Fui para o treino. Quando cheguei ao campo, o Gilmar estava do outro lado falando que meu contrato estava rescindido.

Ficou magoado?
Já passou. Até voltei a conversar com o Gilmar depois, mas não tocamos nesse assunto.

E como foi disputar as Olimpíadas de 1996, em Atlanta (EUA)?

Eu sempre gostei muito de esporte. Por isso, para mim, talvez seja mais legal disputar uma Olimpíada do que uma Copa do Mundo. Claro que a Copa é o máximo para um jogador de futebol, mas nos Jogos você está em contato com os melhores atletas do mundo. Andava pela Vila Olímpica e encontrava o pessoal daquele timaço de basquete masculino dos Estados Unidos, cruzava com eles, almoçava no mesmo local. Isso ficou marcado.

Apesar de tudo isso, ficou o gosto amargo pela derrota para a Nigéria, mas semifinais...

Nós não ganhamos por causa da vaidade, que era muito grande. Havia discussões entre atletas, um preferia esse, o outro preferia aquele. Tínhamos um plantel muito bom, mas fora de campo havia problemas. E além disso encontramos o Kanu pela frente, né? (referindo-se ao atacante nigeriano que marcou dois gols da vitória de sua equipe, por 3 a 2). Vencíamos o jogo por 2 a 1 e achamos que jogo estava ganho. Desprezamos nossos adversários, o salto era muito alto, o ambiente não era agradável. Mas tudo isso passou. Na época, o relacionamento não era bom, mas hoje todos se falam.

 

 

 

 

 

Feliz com retorno, Jadson diz que chega para ser campeão no Tricolor

Meia retorna na madrugada desta terça ao Brasil e diz que fará de tudo para honrar a camisa 10 do São Paulo, que teve Raí como maior destaque

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
Jadson na despedida do Shakhtar (Foto: AFP)Jadson se despediu do Shakhtar Donetsk, da
Ucrânia, nesta segunda-feira 
Novo reforço do São Paulo para a temporada 2012, o meia Jadson não vê a hora de iniciar os treinamentos no novo clube. Sua chegada ao Brasil está prevista para a madrugada desta terça-feira e, imediatamente, ele deverá se apresentar ao técnico Emerson Leão no CT de Cotia. Enquanto a hora de vestir a nova camisa não chega, o jogador concedeu entrevista ao site oficial do clube do Morumbi e falou sobre suas expectativas. Contou sobre como será trabalhar com Rogério Ceni e Luis Fabiano e ressaltou que sua vontade de atuar no Tricolor foi fundamental para que o negócio com o Shakhtar Donetsk-UCR fosse sacramentado.
Para contratar seu novo camisa 10, o time do Morumbi pagou € 3,8 milhões (cerca de R$ 8,6 mi) e mais 30% dos direitos econômicos de um atleta que será escolhido em comum acordo entre os clubes. Inicialmente, Wellington e Casemiro interessam aos ucranianos, mas ainda não há definição.
Confira abaixo os principais trechos da entrevista:

Fim das negociações

Estou bastante feliz. A negociação foi longa, estávamos conversando há mais de um mês. Foi um pouco tenso, as coisas foram mudando, mas graças a Deus deu tudo certo. Preciso agradecer ao pessoal daqui (Shakthar Donetsk) que me ajudou nessa saída. O presidente, o diretor e o técnico do clube foram muito corretos e atenderam o meu pedido para poder voltar ao Brasil.
Volta ao Brasil após sete temporadas na Europa
Estava na Ucrânia há muito tempo e bateu vontade de voltar para o Brasil. Quando soube do interesse do São Paulo e vi que tinha chance de jogar num clube desta grandeza não pensei duas vezes e conversei com meu empresário para definir meu retorno. Tive várias propostas, mas sempre tive vontade de ir para o São Paulo. Graças a Deus deu tudo certo. Saio daqui do Shakthar com a sensação de dever cumprido e deixando as portas abertas.
Jadson na partida do Shakhtar Donetsk contra o APOEL (Foto: Reuters)Meia custou R$ 8,6 milhões aos cofres do time do Morumbi e vestirá a camisa 10 
Sonho de voltar a vestir a camisa da Seleção Brasileira
Quem já esteve na Seleção Brasileira quer sempre voltar. Demonstrando um bom futebol no São Paulo posso me credenciar para voltar a Seleção, mas isso é com o tempo. Quero primeiro chegar e conquistar meu espaço no clube.
Expectativa de chegada no São Paulo
Chego com uma expectativa muito boa. Vou para trabalhar e conseguir títulos. Esse é o meu pensamento. No Atlético Paranaense tive uma boa passagem, mas acabei não conseguindo títulos. Aqui na Ucrânia tive a felicidade de disputar sete campeonatos nacionais e vencer cinco. Assim como consegui construir minha história aqui, espero repetir o mesmo caminho no São Paulo.
Novo dono da camisa 10 do Tricolor e ser o meia que o time tanto precisa
Vestir a camisa do São Paulo já será uma honra, vestir a número 10 então nem se fala. Pretendo jogar um bom futebol e honrar esse manto como tantos grandes jogadores honraram, como o Raí. Eu espero que sim. Minhas principais características sempre foram de armação, sempre joguei assim, tanto no Brasil quanto na Ucrânia. Peço para que a torcida possa apoiar o time e me apoiar também. Estou retornando ao Brasil com o objetivo de escrever minha história no São Paulo e confio que tudo vai dar certo.
Volto para ajudar o grupo a conquistar títulos"
Jadson
Trabalhar com Emerson Leão
Nunca tive oportunidade de trabalhar com ele, essa será a primeira vez, mas sempre ouvi referências boas e muitos elogios. Estou indo para ajudar a equipe e é claro, o Leão. Será um prazer.
Conhece alguém do elenco?
O único com quem já atuei foi o Lucas. Durante uma passagem pela Seleção Brasileira pudemos jogar juntos e nos conhecer. Ele é um excelente jogador. Conheço também o Rhodolfo da época do Atlético Paranaense, mas nunca atuamos juntos, pois ele ainda estava nas categorias de base. Hoje é um dos melhores zagueiros do país. Será muito bom revê-los. Espero que possam ajudar na minha adaptação.
Atuar ao lado de Rogério Ceni e Luis Fabiano
Procuro sempre me espelhar em grandes vencedores como o Rogério e o Luis Fabiano. O Rogério é a cara do clube, considerado um mito por tudo que fez e por todos os títulos que já ganhou. O Luis é um grande atacante, goleador, foi destaque na Europa e titular do Brasil em uma Copa do Mundo. Espero ajudá-lo com muitas assistências. Jogar com os dois e com meus outros companheiros será um prazer muito grande.
Recado para o torcedor
Agradeço de coração pelo apoio de todos. Desde que a notícia do acerto saiu acompanhei a repercussão pelo twitter (@jadson_8) e fiquei emocionado com a recepção. Estou muito, muito feliz. Volto para trabalhar muito e ajudar o grupo a conquistar títulos. Espero agradar aos torcedores.

Clique aqui e assista a vídeos do São Paulo
Jadson chora na despedida do Shakhtar (Foto: AFP)Jogador chorou bastante no adeus ao clube ucraniano, onde estava desde 2005

 

 

 

 

 

Atacante Henrique representará o São Paulo em premiação da FIFA

Atleta foi convidado pela entidade máxima do futebol por seu desempenho no Mundial Sub-20 de 2011


henrique são paulo brasil sub 20 globoesporte (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Henrique com os prêmios do Mundial Sub-20
Campeão e artilheiro do Mundial Sub-20 do ano passado, o atacante Henrique, do São Paulo está com moral com a Fifa. O jovem atleta, considerado o melhor da competição, realizada na Colômbia, em agosto, foi convidado pela entidade máxima do futebol para participar da cerimônia de entrega dos prêmios aos melhores jogadores do mundo.
Henrique, que estava concentrado com o grupo do Tricolor no CT de Cotia, foi liberado pela comissão técnica e diretoria do São Paulo para representar o clube no evento.
- É uma alegria poder participar. Estou sendo privilegiado. O Mundial do ano passado não sai da minha memória. Agora posso colher esse fruto de ter sido o melhor da categoria.
A festa da ‘Bola de Ouro’ ocorre na próxima segunda-feira (9), em Zurique, na Suíça. Além de Henrique

 

 

 

 

 

 

 

Na Ucrânia, reunião na segunda pode selar acerto de Jadson com Tricolor

Meia e seus empresários vão conversar com o presidente do Shakthar para resolver questão com o São Paulo. Ainda há diferença de valores

Por Marcelo Prado São Paulo
jadson brasil gol paraguai copa américa (Foto: agência AFP) 
Jadson está muito perto de ser anunciado pelo São Paulo para 2012
O São Paulo está cada vez mais perto de anunciar a contratação do meia Jadson, revelado pelo Atlético-PR e que está no Shakhtar, da Ucrânia. Na próxima segunda-feira, os representantes do atleta, Bruno Paiva e Marcelo Robalinho, viajarão para Donestk acompanhados do jogador para finalizar o acordo.
Para que o martelo seja batido, falta apenas que os dois clubes cheguem a um acordo em relação à pequena diferença financeira que existe pela compra dos direitos econômicos do jogador. Com o meia, os termos do contrato e o valor que seria pago de luvas e salários já estão acertados. O contrato do atleta terá duração de quatro temporadas.
Questionado sobre o assunto nesta quinta-feira, o vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, manteve sua postura de não comentar sobre atletas que interessam.
– Nós vamos contratar de duas a três peças para reforçar a nossa equipe. No entanto, para cada posição, estamos trabalhando com duas ou três alternativas. E se eu falasse aqui algum nome, ficaria complicado porque a concorrência viria para cima. Com o Cortês, por exemplo, tivemos grande dificuldade no dia da assinatura porque a notícia vazou. Vamos continuar trabalhando em sigilo – disse o dirigente.
Jadson tem 28 anos e foi contratado pelo time ucraniano em 2005. Até agora, disputou 274 partidas e marcou 64 gols. Em 2011, foi convocado pelo técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, para a disputa da Copa América. Inclusive, marcou um gol no empate por 2 a 2 com o Paraguai, na primeira fase.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com Juvenal e Leão de olho, Tricolor faz 10 a 0 em sua estreia na Copinha

Atacante Ademilson, com três gols e um pênalti sofrido, é o destaque da goleada sobre o Palmas em partida realizada nesta quarta, em Barueri


Em busca do seu quarto título, o Tricolor teve uma fácil estreia na edição de 2012 da Copa São Paulo de juniores. Jogando na Arena Barueri, a equipe comandada pelo técnico Zé Sérgio não tomou conhecimento do Palmas-TO e goleou por 10 a 0, em partida disputada na noite desta quarta-feira. É o placar mais elástico do torneio até agora. A marca anterior pertencia ao Corinthians, que, também nesta quarta-feira, havia goleado o Santos-PB por 9 a 0.
Com o resultado, o time assumiu a liderança do Grupo U, com três pontos, mesma pontuação do Barueri, que venceu o Sergipe por 1 a 0. A equipe do Morumbi, no entanto, leva vantagem por ter melhor saldo de gols. O destaque da partida foi o atacante Ademilson, que marcou três gols e ainda sofreu um pênalti.
Ademilson, São Paulo x Palmas, Copinha (Foto: Wander Roberto/Vipcomm)Ademilson (centro) comemora o gol marcado no início da partida 
Tão logo a partida começou em Barueri, o São Paulo foi para cima do adversário. Com o presidente, Juvenal Juvêncio, o diretor de futebol, Adalberto Baptista, o auxiliar Milton Cruz e o técnico Emerson Leão nas arquibancadas, o time precisou de apenas quatro minutos para abrir o placar com Ademilson, que recebeu belo passe de João Filipe e bateu na saída de Gleidson. Dois minutos depois, o mesmo Ademilson foi derrubado na área pelo goleiro rival. Pênalti bem cobrado por Bruno Cantanhede, que fez 2 a 0.
O jogo estava muito fácil. O Tricolorzinho tocava a bola como queria e a toda hora chegava ao gol adversário. Aos 19, Ademilson chutou de fora da área, Gleidson defendeu parcialmente, e Lucas Farias, no rebote, bateu para o gol vazio: 3 a 0. No minuto seguinte, após bela troca de passes, Guilherme Correia, em chute da entrada da área, fez o quarto. Ainda no primeiro tempo, João Filipe, após cobrança de escanteio pela direita, deixou o seu: 5 a 0.
Etapa complementar
O São Paulo seguiu com o controle da partida no segundo tempo. Logo a quatro minutos, o sexto gol só não saiu porque Gleidson fez bela defesa em chute de Bruno Cantanhede. Aos nove, Mirray, cara a cara com o goleiro, chutou à esquerda da meta rival. Aos 12, no entanto, não teve jeito, e Ademilson, de carrinho, marcou o sexto gol, após chute de Bruno Cantanhede e defesa do goleiro rival. Sete minutos depois, o camisa 9, em noite inspirada, aproveitou cobrança de escanteio de Lucas Farias e, de cabeça, fez o sétimo da equipe, o seu terceiro no duelo. Aos 27, Hugo Rodrigues, que havia acabado de entrar na vaga de Mirray, aproveitou falha da defesa rival e fez o oitavo.
Aos 39, mais um gol são-paulino. Desta vez, o goleiro Gleidson contribuiu bastante, já que tentou driblar o atacante Bruno Cantanhede, que roubou a bola e, na sequência, só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol vazio: 9 a 0. Para completar a festa são-paulina, João Filipe, em chute de fora da área, marcou o décimo aos 42.
Próximos jogos

Os dois times voltarão a campo no final de semana. No sábado, o Palmas irá em busca da reabilitação diante do Barueri, às 19h, na Arena Barueri. Às 21h, o São Paulo buscará sua segunda vitória na competição contra o Sergipe.

 

 

 

 

 

 

Fla espera por Thiago Neves só até esta terça-feira: 'Temos um limite'

Vice de finanças Michel Levy diz que clube não pode aguardar mais pela resposta do Al Hilal. Camisa 7 pode deixar o Rubro-Negro



thiago neves treino flamengo (Foto: Cezar Loureiro/Globo) 
Novela de Thiago Neves próxima ao capítulo final
A novela sobre a permanência de Thiago Neves terá seu capítulo final nesta terça-feira. O Flamengo anunciou que não pode esperar mais por uma resposta dos árabes do Al Hilal e a história terá, enfim, seu desfecho, seja com final feliz ou não. A diretoria rubro-negra alega que o dinheiro que será investido no jogador poderá ser destinado à contratação de outros reforços. Por isso, precisa de uma solução. O camisa 7 pode deixar o clube.
- Nesta terça-feira será a decisão, o ponto final. Ou ele fica, ou sai. Temos um limite, não dá mais para ficar nessa situação que estamos desde o dia 30 de novembro. Senão, fico preso à questão do Thiago Neves e não posso contratar outro jogador – afirmou o vice-presidente de finanças do Flamengo, Michel Levy.
À espera do desfecho da novela sobre sua permanência – ou não – no Flamengo, Thiago não se reapresentou ao Al Hilal, o que deveria ter acontecido neste domingo, dia 1º de janeiro. O camisa 7 também não estará na reapresentação do Flamengo no Ninho do Urubu na manhã desta terça-feira, já que seu contrato com o clube terminou no sábado.
Na semana passada, o Rubro-Negro formalizou nova proposta para pagar os R$ 18 milhões em reduzido número de parcelas, mas os árabes não deram um retorno para o clube carioca.
Procurado pela reportagem, o empresário de Thiago Neves, Léo Rabello, não atendeu as ligações.
 

 

 

 

 

 

Joia 2012: Camisa 10, Bruno Dybal sonha com grande feito no Palmeiras

Com apenas 17 anos, meia é capitão da equipe de base, campeão paulista, fã do futebol de Paulo Henrique Ganso e uma das apostas do Verdão

Encontrar um camisa 10 clássico é uma das missões mais difíceis dos treinadores no futebol brasileiro. Nomes como Paulo Henrique Ganso, do Santos, são raros. E é justamente nele que Bruno Dybal, capitão e destaque do time sub-17 do Palmeiras, busca inspiração.
Com apenas 17 anos, Dybal é o comandante de uma geração vencedora e que começa a escrever sua própria história na Academia de Futebol. Foi um dos principais jogadores do time no título do Campeonato Paulista Sub-17, competição que a equipe não conquistava havia 34 anos.
Bruno Dybal, do Palmeiras (Foto: Wagner Bordin / GLOBOESPORTE.COM)Bruno Dybal é a joia do Palmeiras para 2012
O meia marcou nove gols no Paulistão, mostrou que possui um futebol cadenciado, que gosta de carregar a bola e deixar os companheiros na cara do gol. Mas, nem por isso deixa de arriscar alguns dribles e tentar uma jogada individual.
- Eu sou um jogador técnico, que me apresento bem taticamente, tenho um lançamento bom e também finalizo bem. Não gosto de me comparar com ninguém. Mas me inspiro muito no Valdívia, gosto muito do estilo de jogo dele, pois protege muito bem a bola, é um jogador de arranque. E no Paulo Henrique Ganso pela inteligência - disse Dybal.
Com contrato até junho de 2013, Dybal começou no futebol na Portuguesa, mas, após chamar a atenção de alguns dirigentes, foi para o Palmeiras no final de 2006, quando tinha apenas 12 anos. E em 2010 ganhou a sua primeira chance de treinar com o elenco profissional.
- O meu futebol já despertou atenção de alguns treinadores, a primeira vez que eu treinei com o time principal foi com Antonio Carlos, em 2010 - contou o meia.
Copa São Paulo
Bruno Dybal (Foto: Wagner Bordin / GLOBOESPORTE.COM)Dybal luta pelo título da Copa São Paulo em janeiro
Em sua primeira participação no campeonato, o capitão do time sub-17 espera brilhar ainda mais na base palmeirense. Após quebrar o jejum de 34 anos sem conquistar o Paulistão, Dybal espera levar o time ao seu primeiro título da Copinha.
- Existe a responsabilidade, mas sabemos que pode ser uma motivação a mais. Como estamos na história do clube, podemos ganhar a Copa São Paulo e, mais uma vez, escrever nosso nome no Palmeiras.
E um de seus principais parceiros neste time é o xará Bruno Sabiá. Mais experiente, Sabiá se inspira em Neymar, outro craque do Santos, e Dybal espera repetir o sucesso da dupla do Santos com a camisa do Palmeiras.
- Sabiá e eu estamos há dois anos juntos, temos um bom entrosamento. Espero que dê efeito na Copa São Paulo - complementou.
Futuro
se o Felipão precisar de mim, espero estar bem e corresponder também no elenco principal"
Bruno Dybal
Como todo jogador promissor, Dybal já possui empresário e está na mira do futebol europeu. Já recebeu algumas sondagens, mas ainda não pensa em mudar para o Velho Continente. Fã de Alex, um dos grandes camisas 10 da história do Palmeiras, espera ficar marcado no clube antes de trocar de ares.
- O Alex é um maestro, foi um dos maiores do Palmeiras. Espero me preparar bem e, se tiver uma oportunidade, passo a passo espero chegar ao time principal e conseguir ir bem com a camisa 10.
E o jogador vê a Copinha como grande oportunidade de conquistar uma chance na equipe de Felipão no Campeonato Paulista do próximo ano. O meia já é visto com bons olhos pelo treinador.

- Trabalho forte, sem brincadeira. Estou concentrado na disputa da Copa São Paulo, e se o Felipão precisar de mim, espero estar bem e corresponder também no elenco principal.

Ficha

Nome: Bruno de Araújo Dybal
Posição: meia
Local de nascimento: Guarulhos, SP
Idade: 17 anos
Chegada ao Palmeiras: 2006

 

 

 

 

 


Flamengo e Traffic chegaram a um acordo nesta quarta-feira para tentar encerrar a crise na parceria que atrasou os pagamentos de salário de Ronaldinho Gaúcho. Com isso, o jogador continua na Gávea na próxima temporada.
- A situação está verbalmente concluída. A partir de amanhã (quinta-feira) começa a celebração do contrato. Como os escritórios da Traffic no Rio e em São Paulo estão em recesso, a assinatura deve acontecer no dia 9 de janeiro - declarou Fernando Gonçalves, diretor da Traffic.
O vice de finanças rubro-negro, Michel Levy, festejou o fim da negociação.
- É o presente de Papai Noel atrasado que estamos dando para a Nação. É um dia de muita alegria. Trabalhamos muito e no final deu tudo certo.
ronaldinho gaúcho vasco x flamengo (Foto: Maurício Val/VIPCOMM)Ronaldinho Gaúcho fica no Flamengo
No próximo dia 5, completará cinco meses que a Traffic não deposita os R$ 750 mil da maior parte dos salários de Ronaldinho. Com isso, quando fizer o depósito previsto para o dia 9 de janeiro, a empresa terá que pagar um total de R$ 3,75 milhões. Segundo Fernando Gonçalves, Assis, irmão e procurador do camisa 10, está ciente do prazo e da operação financeira.
- Isso já está combinado com Assis, sem problemas - afirmou Fernando Gonçalves.
Onze meses depois da chegada de Ronaldinho, é um memorando assinado em janeiro que sustenta o vínculo. Quando sentaram para assinar um contrato, a Traffic quis renegociar questões técnicas ligadas a patrocínios, licenciamento de produtos e ao futuro programa de fidelidade para o torcedor. A partir daí, não houve mais acordo
.




Só Love: silêncio e confiança, mas sem soltar balões antes da hora no Fla

Diretoria rubro-negra aposta em acerto com atacante do CSKA, mas evita declarações sobre negociação e espera resposta positiva dos russos


A decisão ficará nas mãos do russos, mas a corrente de otimismo toma conta do Flamengo pelo desfecho positivo em relação a Vagner Love. A oferta de cerca de R$ 14,4 milhões já decidida pelo Rubro-Negro será encaminhada ao CSKA a qualquer momento. Na Gávea, ao mesmo tempo em que dirigentes evitam declarações para não criar expectativas e possíveis frustrações na torcida, a confiança no acerto cresce a cada dia. Silêncio, contatos frequentes com o atacante e ação nos bastidores dão o tom da negociação para o retorno do Artilheiro do Amor.
- Não tenho muito o que falar. Não adianta soltar balão antes do tempo - afirmou o vice-presidente de finanças do Flamengo, Michel Levy, evitando dar declarações sobre a negociação com Love.
vagner Love comemora o gol do Flamengo sobre o Grêmio Prudente (Foto: Tasso Marcelo / Agência Estado)Vagner Love comemora um dos 23 gols que fez pelo Fla em 2010.
O retorno do atacante sempre foi um desejo da presidente Patricia Amorim. Mas dessa vez a dirigente acompanha as conversas sem participar ativamente das negociações. Até mesmo um hábito que tinha de trocar mensagens de texto de celular com o jogador não tem acontecido.
Patricia tem evitado conceder declarações à imprensa, mas, apesar da demora em anúncios de novos reforços, ela acredita em boas notícias para a próxima temporada. Em recente entrevista, a dirigente evitou falar em nomes e deixou clara sua preocupação em não criar euforia antes do desfecho.
- Procuro tomar cuidado para não deixar o torcedor frustrado - justificou Patricia Amorim na ocasião.
Vagner Love jogou no Flamengo entre janeiro e junho de 2010 e marcou 23 gols em 27 jogos. Ele formou o Império do Amor com Adriano, mas apesar dos gols – e da artilharia do Carioca – não conquistou título. Mesmo com o jejum de conquistas, o atacante tem grande identificação com a torcida.
No fim de novembro, o técnico Vanderlei Luxemburgo ligou para o atacante, que estava em Moscou, e sinalizou vontade de tê-lo no clube no próximo ano. Nos últimos dias, o treinador fez novo contato com Love.
Amizade com Ronaldinho Gaúcho
Vagner Love na apresentação de Ronaldinho,
em janeiro.
No início deste ano, Vagner Love foi à apresentação de Ronaldinho e reafirmou que sonhava com a volta ao clube.
Em abril, quando surgiu a possibilidade do retorno de Love, Ronaldinho, que é amigo do atacante, deu seu aval:
- Jogador do nível dele é sempre bem-vindo. Estamos na expectativa. Ele teve uma boa passagem pelo Flamengo e precisamos de jogadores assim. Como capitão, tenho liberdade para falar com a presidente (Patricia Amorim) e perguntar sobre o andamento das negociações

 

 

 

 

Juvenal Juvêncio coloca Casemiro à venda e estipula preço: R$ 24 milhões

Após renovar contrato e ganhar aumento, volante caiu muito de rendimento, foi barrado por Adilson Batista e seguiu em baixa com Emerson Leão



Definitivamente, Casemiro está em baixa no São Paulo. Depois de ser deixado de lado por Emerson Leão na reta final de 2011, o volante entrou na alça de mira do presidente Juvenal Juvêncio. Se antes o jogador era considerado uma peça inegociável, agora a situação é diferente. Se alguém aparecer em janeiro com uma proposta de € 10 milhões (R$ 24,2 milhões), leva o jogador.

- O Casemiro brilhou na Copa São Paulo de 2010, quando o São Paulo foi campeão e ele apareceu muito bem. Depois, ele subiu para o time de cima, foi para a Seleção, ganhou aumento e caiu de rendimento. É um atleta muito requisitado na Europa. Espero que volte bem das férias. Mas se aparecer uma proposta boa, nós vamos vender. Acredito que dez milhões de euros (cerca de R$ 24,2 milhões) seja um bom valor.
Ao lado de Lucas, Casemiro foi a grande revelação que surgiu nas categorias de base do São Paulo em 2010. Meio-campista, foi promovido ao time de cima pelo então técnico Ricardo Gomes. Com a chegada de Paulo César Carpegiani, tornou-se titular inquestionável da equipe. Em 2011, a ascensão foi meteórica. Foi convocado para a Seleção Brasileira sub-20 que conquistou os títulos sul-americano e mundial. Passou a sofrer assédio de equipes da Europa e seu empresário, Julio Fressato, chegou a visitar equipes na Europa para forçar o clube a dar um aumento salarial, o que aconteceu. Nessa época, o clube chegou a recusar ofertas de € 14 milhões (cerca de R$ 34 milhões) do futebol italiano.
Casemiro voltou aos treinos no São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Casemiro foi barrado por Adilson Batista e não se recuperou com Leão
Inexplicavelmente, Casemiro caiu de rendimento após ganhar a valorização que tanto buscou. Barrado por Adilson Batista, continuou em baixa com Emerson Leão. Inclusive, chegou a ser sacado na derrota para o Atlético-PR por 1 a 0 após ter entrado na metade do primeiro tempo.
Se Casemiro virou “peça na vitrine”, Lucas segue com moral com a diretoria de futebol.
- O Lucas é inegociável. O mundo inteiro o quer, mas não tem negócio. Não examino nenhuma possibilidade. Ele ainda tem muito a dar ao clube e vai continuar conosco – ressaltou Juvenal.

 

 

 

Em ano ainda maior, Corinthians terá time quase completo só de atacantes

Classificado para a Taça Libertadores e preocupado com estrelas, Timão investe em alternativas e começa 2012 com oito opções para o setor ofensivo

Tite não vai poder reclamar da falta de opções para escalar o ataque do Corinthians em 2012. Com Liedson e Adriano ainda como incógnitas para a nova temporada, a diretoria tratou de rechear o setor para disputar competições simultâneas, mas priorizando a Taça Libertadores, eterno sonho de consumo dos alvinegros. Com as chegadas de Gilsinho e Elton e o retorno de Bill, o Timão tem agora oito atacantes.
Diretoria e comissão técnica entendem que é impossível disputar dois torneios ao mesmo tempo sem que haja um desgaste físico acima do normal. Entrosados, Willian, Emerson e Liedson, que terminaram 2011 com o título do Brasileirão, largam na frente e devem ser preservados em alguns momentos para disputarem o principal torneio sul-americano. Os outros se revezarão no Campeonato Paulista em busca de espaço.
Corinthians Liedson Adriano  Bill Elton   Jorge Henrique  Willian Emerson   Gilsinho (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com) 
Tite não pode reclamar da falta de opções para o ataque em 2012
Tite, porém, quer que os reservas atuem como “sombras” dos titulares para não perder qualidade em meio aos torneios. O treinador exigiu que o clube contratasse um atacante para atuar pelo lado direito. Gilsinho acertou e será o concorrente direto de Willian, enquanto Jorge Henrique, após ano muito ruim, brigará com Emerson pelo posto do outro lado.

O grande temor do Timão é para o lugar de centroavante. Liedson sofre com um problema crônico no joelho esquerdo, operado três vezes. Já Adriano ainda não convenceu e desperta certa desconfiança sobre em quais condições vai se reapresentar no dia 4 de janeiro. Por isso, Elton foi contratado para ser usado em caso de fracasso dos concorrentes.
É importante que tenhamos um grupo forte, com uma quantidade maior de jogadores"
Duílio Monteiro Alves
O Timão vai dar uma chance a Bill, autor de 11 gols no Brasileirão pelo Coritiba. Depois de ser muito criticado pela torcida em 2010, o atacante ganhou projeção no Coxa e pode ser reaproveitado. Tudo dependerá da avaliação do técnico Tite. Se agradar, permanecerá no grupo. Caso contrário, será emprestado novamente.
A tendência é que o Corinthians faça mais do que os 63 jogos de 2011, quando foi eliminado na fase prévia da Libertadores, mas chegou à decisão do Campeonato Paulista. Classificado para os grupos do torneio internacional, o Timão atuará, pelo menos, mais quatro vezes na competição. A chegada até a final acrescentará outros oito confrontos.
- Como teremos cerca de 70 jogos no ano, o Corinthians tem de estar preparado. É importante que tenhamos um grupo forte, com uma quantidade maior de jogadores – afirmou o diretor adjunto de futebol Duílio Monteiro Alves.
O Timão conta ainda com outros dois atacantes vindos das categorias de base. Os garotos Elias Oliveira e Taubaté, pouco aproveitados no ano passado, deverão ser repassados a outros clubes para ganharem experiência.
O Corinthians quer que Tite tenha muitas opções também nas outras opções. O clube contratou também o zagueiro Felipe, do Bragantino, o meia Vitor Júnior, do Atlético-GO, e o goleiro Cássio, do PSV-HOL. A direção ainda quer um volante e sonha com o argentino Montillo também para o setor de armação.

 

 

 

 

Espanha termina 2011 como melhor do Ranking da Fifa; Brasil é sexto

Atual campeã mundial, Furia consegue o feito pelo quarto ano consecutivo. Seleção não mudou de posição em relação ao mês passado

Atual campeã mundial, a Espanha terminou 2011 como primeira colocada no ranking da Fifa pelo quarto ano consecutivo, segundo lista divulgada pela organização nesta quarta-feira. Por sua vez, a Seleção Brasileira segue na sexta colocação, como estava em novembro.
Xavi da Espanha (Foto: AFP) 
Xavi é um dos destaques da Espanha, que termina liderando ranking da Fifa pelo quarto ano seguido
Os espanhóis têm 1.564 pontos, seguido de Holanda (1.365), Alemanha (1.345), Uruguai (1.309) e da Inglaterra (1173). O Brasil aparece atrás do English Team, com 1.143, e os argentinos estão na décima posição (1.067).
A Espanha termina como primeira colocada da lista no ano desde 2008, quando desbancou a Argentina. De 2002 a 2006, a honra coube justamente ao Brasil.
Gareth Bale País de gales (Foto: Agência Getty Images) 
Bale, do Tottenham, ajudou Gales a ser a seleção de maior evolução em 2011 no ranking da Fifa
Segundo a Fifa, a equipe que mais evoluiu foi o País de Gales, atual 48ª colocada. A nação, que subiu duas posições em relação a novembro, somou 330 pontos nesta temporada de 2011 - na qual foram realizadas 1.046 partidas entre seleções.
Já Samoa Americana, que venceu seu primeiro jogo em eliminatórias de Copa do Mundo, pulou 18 postos e é o 186° colocado.
O primeiro ranking da Fifa de 2012 sai no dia 18 de janeiro, mas não deve ter mudanças significativas porque as seleções ainda não entraram em campo para a disputa de amistosos.
Confira os dez primeiros colocados do ranking da Fifa no final de 2011:
1. Espanha       1.564 pontos
2. Holanda        1.365
3. Alemanha     1.345
4. Uruguai         1.309
5. Inglaterra      1.173
6. Brasil            1.143
7. Portugal        1.100
8. Croácia         1.091
9. Itália               1.082
10. Argentina     1.067

 

 

 

 

Ganso volta atrás e afirma que venda de direitos não foi concretizada

Meia, que causou rebuliço no Japão ao chiar da diretoria, agora confirma o que o clube vinha dizendo: negociação com DIS não está sacramentada

Na chegada a Santos, após a longa viagem de 26 horas desde o Japão, com escala na Alemanha, o meia Paulo Henrique Ganso surpreendeu os jornalistas que aguardavam a delegação no CT Rei Pelé ao desmentir a si próprio.
Dez dias depois de dizer que havia vendido os 10% de seus direitos econômicos ao Grupo DIS, o meia afirmou nesta terça-feira que “nada foi concretizado” e que isso “ainda depende do Santos”. Vale lembrar que a diretoria vinha contestado as acusações de Ganso, afirmando que em nenhum momento havia sido notificada da negociação entre ele e DIS.
– Ainda não foi concretizada a venda. É uma coisa que ainda precisa acertar com o Santos – disse Ganso.
paulo henrique ganso santos desembarque (Foto: Hélvio Romero / Agência Estado)Paulo Henrique Ganso, no desembarque do Santos (Foto: Hélvio Romero / Agência Estado)
No último dia 10, às vésperas da estreia do Peixe no Mundial de Clubes contra o Kashiwa Reysol, Ganso causou um rebuliço ao reclamar da diretoria por, segundo ele, não ter demonstrado interesse na compra de seus direitos. Na tal negociação, o DIS, que detinha 45% de seus direitos, passaria a ter 55%, deixando o Santos com os outros 45%. Por contrato, porém, a prioridade era do Peixe, e a diretoria do clube alega que em nenhum momento foi notificada da negociação entre Ganso e DIS, cogitando até a possibilidade de ir à Justiça para desfazer o acordo. Agora, o próprio jogador diz que não há nada acertado.
– Não foi bem uma venda, foi um pré-acerto. Mas agora precisa sentar com o Santos para definirmos tudo – disse Ganso.
O DIS pagaria R$ 5 milhões pelos 10%. A multa do jogador está estipulada em € 50 milhões (R$ 120 milhões). Em solo japonês, Ganso afirmou textualmente que vendeu porque achou a proposta irrecusável.
– Foi algo muito bom para mim – disse, dia 10.
Ganso tem contrato até 2015, mas quer aumento salarial. Logo depois da derrota para o Barcelona no domingo, ainda na zona mista de entrevistas, o meia disse que espera uma reunião para “definir a situação”. Ao mesmo tempo, repete que deseja defender o Santos em 2012, ano de seu centenário.
– Agora é pensar em descansar um pouco, relaxar e voltar em 2012 renovado – disse o meia, um dos poucos que desceu a Serra no ônibus da delegação rumo ao CT Rei Pelé. Além dele, só Bruno Rodrigo, Wladimir, Felipe Anderson e Anderson Carvalho viajaram no ônibus que teve escolta de cinco viaturas e oito motos. Os demais jogadores saíram do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, em carros particulares.

 

 

 

Jogadores do Barça acham que time já está entre os melhores da história

Sob comando de Guardiola, equipe conquistou 13 de 16 torneios disputados


A conquista do Mundial de Clubes da Fifa sobre o Santos levantou mais uma vez a pergunta: o Barcelona treinado por Pep Guardiola já está entre os maiores times de todos os tempos? Para os jogadores, a equipe já está entre os melhores da história.
– Isso vai mudar ou não quando esse time acabar, não existir mais. As pessoas vão dar a importância necessária que tem esse time, agora é tudo muito recente, é tudo mais natural quando você consegue ganhar título. Mas acho que esse time já é um dos melhores da história – disse Daniel Alves.
jogadores do Barcelona comemoram com Guardiola (Foto: Reuters)Guardiola é jogado para o alto durante comemoração ainda no gramado: 13 títulos em 16
Os três únicos títulos que o Barcelona perdeu desde junho de 2008, quando Guardiola assumiu o comando, são duas Copas do Rei e uma Liga dos Campeões. Com dois gols na final contra o Santos, o craque Lionel Messi ainda igualou a façanha de Pedro em 2009: marcou gols em todos os seis campeonatos disputados no ano.
– Temos que ter respeito com todos os times grandes da história. Mas sei que estamos fazendo história para o Barcelona, no mínimo, e isso nos orgulha – afirmou Xavi.
Sei que estamos fazendo história para o Barça, no mínimo, e isso nos orgulha"
Xavi
Após a goleada de 4 a 0 em Yokohama, Neymar e outros atletas do Santos afirmaram que o Barça deu uma aula em campo. Fàbregas agradeceu aos elogios:
– São palavras bonitas da parte deles, para mim é um rival digno, fizemos uma grande partida.
Perguntado se o time catalão já havia atingido seu auge, Daniel Alves afirmou que não:
– A gente nunca pode colocar o máximo, nós temos que tentar ganhar tudo que a gente puder. Mas sabemos que vão chegar momentos difíceis. Na carreira de um jogador e de um clube a história não é só bonita, tem páginas difíceis também, mas acho esse time muito maduro e experiente para enfrentar todas elas – concluiu.
Barcelona comemora título Mundial (Foto: AP)

 

 

 

Lucas festeja artilharia e enaltece dupla de ataque com Luis Fabiano

Joia são-paulina tornou-se o goleador mais jovem da equipe na história do Campeonato Brasileiro e aposta que Fabuloso voltará voando em 2012



Depois de se afirmar na equipe titular do São Paulo, Lucas tem o que comemorar em 2011. Apesar do fraco desempenho da equipe dentro de campo, o garoto de 19 anos conquistou uma marca importante: com os nove gols marcados no nacional, ele tornou-se o artilheiro mais jovem da história da equipe no Campeonato Brasileiro. (Veja ao lado o belo gol marcado contra o Santos)
- Sem dúvida, é um fato importante principalmente para quem está começando na carreira como eu. Individualmente, posso dizer que tive um ano muito bom, consegui mostrar meu potencial. Mas eu trocava tudo isso por um título ou por uma vaga na Libertadores. Falhamos na busca dos nossos objetivos e temos que reagir em 2012 – afirmou a joia são-paulina.
Lucas e Luis Fabiano no São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Dupla mostrou bastante entrosamento durante a temporada 2011 
Lucas viu outro ponto bastante positivo na reta final de 2011, mesmo com o São Paulo não conquistando seus objetivos no Campeonato Brasileiro. Ele viu o companheiro Luis Fabiano crescer muito de produção e acredita que os dois poderão dar muitas alegrias ao torcedor no ano que vem.
- Mesmo sem estar 100% fisicamente, ele disputou 12 partidas e marcou sete gols. Eu marquei nove. Estamos sempre nos procurando em campo e tenho certeza de que, após a pré-temporada, o Fabuloso estará voando em campo para nos ajudar. Ele é um cara que pode fazer a diferença – ressaltou o meio-campista

 

 

Cannavaro visita ex-companheiros de Real Madrid antes do clássico

Ex-zagueiro do clube merengue e da seleção italiana vai ao hotel em que equipe está concentrada para enfrentar o Barcelona

A delegação do Real Madrid recebeu uma visita ilustre antes do clássico. O ex-zagueiro italiano Fabio Cannavaro apareceu para conversar com seus antigos companheiros de clube e desejar sorte para a partida deste sábado, no Santiago Bernabéu. O encontro foi registrado com uma foto publicada pelo defensor Sergio Ramos em sua conta na rede social Twitter.
Real Madrid e Barcelona se enfrentam neste sábado, no Santiago Bernabéu, pela 16ª rodada do Campeonato Espanhol. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará o jogão em Tempo Real a partir das 18h50m.
Sergio Ramos, Cannavaro e Casillas (Foto: Reprodução / Twitter)Sergio Ramos, Cannavaro e Casillas posam no hotel em que o Real está concentrado
- Uma grande surpresa no hotel, o maravilhoso Fabio Cannavaro, grande pessoa acima de tudo. Como fico feliz em vê-lo - comentou o jogador do Real.
Cannavaro, de 38 anos, defendeu a equipe entre os anos de 2006 e 2009, conquistando dois títulos do Campeonato Espanhol e uma Supercopa da Espanha.

 

 

 

São Paulo busca reformulação e planeja nove reforços para 2012

Diretoria está insatisfeita com o atual grupo do Tricolor


Sem ter conquistado um título nesta temporada e nem ao menos ter alcançado uma das vagas para a Taça Libertadores da América, a diretoria do São Paulo pretende fazer amplas mudanças no elenco e, para isso, deseja contratar quase um time inteiro. A intenção do clube é trazer nove reforços para o próximo ano.
Mas não será um pacotão com todos os reforços chegando ao mesmo tempo. As contratações começarão a ser feitas neste ano e se estenderão durante a disputa do Campeonato Paulista, que tem início marcado para o dia 21 de janeiro.

- Temos muitas coisas bem encaminhadas, mas quando o Adalberto (diretor de futebol) colocou que contrataríamos nove jogadores isso não significa que vamos contratar tudo de uma vez. Nos 90 dias seguintes teremos algumas coisas próximas de desfechos e outras em fase preliminar. O que sabemos é que o time precisa ser reforçado - comentou o vice-presidente de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, em entrevista à Rádio Globo.
O baixo rendimento de alguns jogadores em 2011 motivou a diretoria a pensar nessas mudanças. Além disso, a longa temporada também exige que o grupo cresça, explicou o dirigente.
- Algumas peças não renderam, e poderemos alterar esse quadro. Também teremos uma temporada prolongada, poderemos chegar a 84 partidas em quatro competições no ano e precisamos de um elenco qualitativo e quantitativo - acrescentou Jesus Lopes.
marcelinho paraiba leo lima carllinhos paraiba xandao andre luis fernandinho são paulo apresentação (Foto: agência Vipcomm)No início de 2010, Tricolor contratou um pacote de reforços: Marcelinho Paraíba, Léo Lima, Carllinhos Paraíba, Xandão, André Luis e Fernandinho. Só três permanecem no clube 
Quando há a contratação de um pacote com muitos reforços, a chance de não dar certo é maior, e o São Paulo já passou por isso. Depois da conquista do tricampeonato brasileiro (2006, 2007, 2008), o Tricolor do Morumbi passou um ano sem ganhar nada e, na temporada seguinte, resolveu se reforçar com seis jogadores. Trouxe, no início de 2010, Marcelinho Paraíba, Léo Lima, Carlinhos Paraíba, Xandão, André Luis e Fernandinho, todos de uma vez. Mas nenhum desses conseguiu se firmar e apenas três permanecem no clube até hoje: Carlinhos, Xandão e Fernandinho

 

 

 

Vai e vem do mercado

Leandro silva: sai da ponte preta e vem para o Avai

Felipe: sai do Bragantino e vem para o Corinthians

Vitor Junior: sai do Atletico-Go e vem para o Corinthians

Tiago Carvalho: sai do Boa Esporte e vem para o Cruzeiro

Mateus: sai da Portuguesa e vem para o Cruzeiro

 Bruno Vieira: sai do Figueirense e vem para o Fluminense

Caio Junior: vem para o Grêmio ( ele não tava em nenhum clube )

Kleber: sai do Palmeiras e vem para o Grêmio

Dagoberto: sai do São Pauloe vem para o Internacional

Aílson: sai do Guarani e vem para o Sport

Toninho Cerezo : vem para o Vitoria ( ele não tava em nenhum clube )

 

Melhor goleiro: Jeferson
Melhor zagueiro esquerdo: Réver
Melhor zagueiro direito: Dedé
Melhor lateral esquerdo: Bruno Cortês
Melhor lateral direito: Fagner
Melhor meia direito: Diego Souza
Melhor meia esquerdo : Ronaldinho Gaucho
Melhor atacante : Neymar e Fred
Melhor Técnico : Ricardo Gomes/ Cristóvão Borges
Revelação : Wellington Nem
Arbitro : Leandro Vuaden
Craque da galera : Dedé

 

Artilheiro da Copa, André 'Bigode' vai participar da festa da Fifa em Zurique

Com 14 gols no Mundial da Itália, atacante é um dos destaques da temporada

André comemora gol da seleção brasileira de futebol de areia em Dubai (Foto: Divulgação / BSWW)André é o destaque da seleção brasileira de futebol
de areia na temporada
Artilheiro da Copa do Mundo, do Mundialito de Clubes e da Copa Brasil, o atacante André vai ser o representante do futebol de areia brasileiro na festa da ‘Bola de Ouro’, organizada pela Fifa, no dia 9 de janeiro, em Zurique, na Suíça. O camisa 9 do Brasil, que marcou 14 gols no Mundial, 16 na primeira edição do torneio de clubes de camisa – defendeu o Flamengo (RJ) -, e nove pelo Corinthians (SP) na Copa Brasil, será homenageado na festa que vai premiar os melhores do mundo no ano de 2011.
André foi um dos grandes destaques da seleção brasileira na campanha do vice-campeonato mundial, recebendo ainda a ‘Bola de Prata’ como segundo melhor jogador da competição. Aos 34 anos, é o quinto maior artilheiro da História do Brasil com 211 gols e foi o maior goleador da temporada, com 39 gols – tendo anotado ainda seis pelo Rio Grande do Norte na Copa dos Campeões, em Serra-ES, quando terminou como um dos vice-artilheiros.
- Fiquei muito feliz quando recebi o convite. É um reconhecimento ao trabalho que fiz durante todo esse ano e tenho que agradecer aos meus companheiros, de seleção e clubes, aos meus técnicos, minha família e amigos por terem me dado força e apoio na temporada. Foi um ano cheio de viagens, de muitas competições importantes, e ser convidado para esta festa me deixa muito orgulhoso. Poucos são os atletas que têm a honra de fazer parte desse evento e estarei lá na Suíça para representar o nosso futebol de areia - afirmou o ‘Bigode’, que é jogador do Corinthians (SP), e está em Manta (Equador), onde ajudará o Brasil a lutar pelo bicampeonato dos Jogos Sul-Americanos de Praia.


Montillo desconhece suposto interesse de São Paulo e Corinthians

Suspenso do 'melhor jogo do ano do Cruzeiro', na goleada de 6 a 1
sobre o Atlético-MG, argentino brinca: 'Vou ficar mais tempo fora'



O meia Montillo declarou nesta segunda-feira, antes do Prêmio Craque Brasileirão, em São Paulo, que desconhece os supostos interesses de Corinthians e São Paulo na sua contratação.
- Meu contrato com o Cruzeiro vai até 2015. Não recebi proposta de nenhum time. Só sei por vocês da imprensa a respeito de Corinthians e São Paulo. Meu pensamento é curtir as férias com a família na Argentina e depois ver o que há - declarou.
Suspenso, Montillo não esteve em campo na goleada de 6 a 1 sobre o Atlético-MG, domingo, em Sete Lagoas, resultado que livrou o clube do rebaixamento. A grande atuação da equipe fez o argentino brincar.
- Eu falei para os companheiros que vou ficar mais tempo fora, já que o time vai jogar sempre assim. Foi o melhor jogo do ano do Cruzeiro. Os meninos estão de parabéns pelo que fizeram - finalizou.

 

 

Libertadores: Flu encara Boca, e Fla joga na altitude. Inter pode pegar Peixe

Corinthians enfrenta Deportivo Táchira, Cruz Azul e um clube paraguaio ainda não definido. Grupo do Vasco, por ora, só tem o Nacional, do Uruguai


Com o fim do Brasileirão, já estão decididos alguns confrontos dos clubes brasileiros na Libertadores do ano que vem. O Flamengo estreia na competição no dia 25 de janeiro, contra o Real Potosí, na Bolívia, a 4.000m acima do nível do mar. O jogo de volta será no dia 1 de fevereiro. O time boliviano foi adversário rubro-negro na competição de 2007 - empate em 2 a 2 fora e vitória rubro-negra por 1 a 0 no Maracanã.
O Fluminense também terá um rival repetido. A equipe caiu no Grupo 4 e enfrentará o Boca Juniors, clube que os tricolores eliminaram na semifinal de 2008.
Um dos caminhos mais complicados é o do Inter. No Grupo 1, o time terá de enfrentar o Santos, atual campeão, caso consiga a classificação no duelo com um colombiano a ser definido.
O Corinthians está no Grupo 6, com Deportivo Tachira, Cruz Azul e um clube paraguaio.
O Vasco, no Grupo 5, tem o Nacional do Uruguai como único adversário já definido. O clube da Colina espera o perdedor do confronto entre Alianza e Juan Aurich para saber quem será o peruano da chave.
Grupo 1
Santos
Peru 1
Bolívia 2
Vencedor de Inter x Colômbia 3
Grupo 2
Paraguai 1
Equador 2
Argentina 3
Vencedor de Flamengo x Real Potosí
Grupo 3
Bolívar
Colômbia 2
Chile 2
Vencedor de Tigres e Chile 3
Grupo 4
Boca Juniors (ARG)
Zamora (VEN)
Fluminense
Vencedor de Arsenal (ARG) x Sport Huancayo (PER)
Grupo 5
Nacional (URU)
Peru 2
Vasco
Vencedor de Paraguai 3 e Equador 3
Grupo 6
Corinthians
Deportivo Tachira (VEN)
Paraguai 2
Cruz Azul (MEX)
Grupo 7
Vélez Sarsfield (ARG)
Equador 1
Defensor (URU)
Chivas Guadalajara (MEX)
Grupo 8
Universidad de Chile
Atlético Nacional (COL)
Argentina 4
Vencedor de Peñarol x Caracas

 

 

CR7, Messi e Xavi brigam pela Bola de Ouro. Neymar fica fora do top 3

Craque santista, entretanto, vai brigar pelo prêmio de gol mais bonito do ano. Entre as mulheres, Marta briga pelo 'hexa' contra japonesa e americana

Ainda não é desta vez que um jogador que atua no futebol brasileiro vai ter a chance de conquistar a Bola de Ouro. Em coletiva na sede da revista France Football, em Paris, a Fifa anunciou que Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Lionel Messi e Xavi (ambos do Barcelona) são os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2011. O santista Neymar, que havia sido indicado, ficou fora do top 3.
O vencedor da honraria, conquistada nos dois últimos anos pelo argentino Messi, será conhecido no próximo dia 9 de janeiro, no Fifa Gala, em Zurique.
Cristiano Ronaldo, Xavi e Messi (Foto: AFP)Finalistas em 2009, Cristiano Ronaldo, Xavi e Messi brigam novamente pelo prêmio em 2011
No entanto, nem tudo é tristeza para o craque do Santos. Neymar também vai à Suíça para disputar o prêmio Puskas de melhor gol do ano. O tento escolhido foi o anotado na derrota do Peixe para o Flamengo por 5 a 4 pelo Brasileirão 2011
Na ocasião, no dia 27 de julho, Neymar recebeu a bola no lado esquerdo, próximo ao meio-campo, se livrou de dois marcadores, tabelou com Borges e ainda deu um drible desconcertante no zagueiro Ronaldo Angelim até tocar para o fundo das redes. Tudo com a sua habitual classe. Ele ainda marcaria outros dois gols.
Os outros dois concorrentes são Messi (contra o Arsenal, pela Liga dos Campeões) e Rooney (diante do Manchester City, pelo Campeonato Inglês. O ganhador será conhecido através de uma votação aberta ao público no site da Fifa.
Entre as mulheres, a craque Marta é mais uma vez finalista e vai tentar o “hexa”. Melhor do mundo desde 2006, a brasileira terá como concorrentes Abby Wambach, dos Estados Unidos, e Homare Sawa, do Japão.
prêmio Bola de Ouro da FIFA (Foto: AFP)Prêmio Bola de Ouro da Fifa
Para a Bola de Ouro de melhor técnico do ano no futebol masculino, o escocês Alex Ferguson (Manchester United), o português José Mourinho (Real Madrid) e o espanhol Pep Guardiola (Barcelona) são os candidatos. Já no futebol feminino, Bruno Bini (França), Norio Sasaki (Japão) e Pia Sundhage (Suécia) são os concorrentes.
Os escolhidos aos prêmios de melhores do ano saíram de uma votação feita entre os técnicos e capitães das 208 seleções filiadas à Fifa, mais jornalistas internacionais escolhidos pela revista France Football. A exceção fica por conta dos finalistas do prêmio Puskas, que foram escolhidos em uma enquete on-line feita pelo site da Fifa.
O prêmio melhor do mundo da Fifa existe desde 1991. No ano passado, o evento sofreu modificações significativas por conta da fusão entre o prêmio da entidade máxima do futebol e a Bola de Ouro da revista France Football, dando origem à nova Bola de Ouro Fifa.
Além dos troféus apresentados ao melhor jogador e à melhor jogadora, aos melhores técnicos e ao autor do gol mais bonito do ano, três outros prêmios serão entregues durante a cerimônia em Zurique: a Seleção Mundial da Fifa/FIFPro, o Prêmio Presidencial e o Prêmio FIifa Fair Play.

 

 

Campeão, Tite deve renovar contrato com Timão ainda nesta semana

Treinador terá reunião com Andrés Sanches nos próximos dias e receberá aumento salarial para comandar a equipe na próxima temporada

 Tite não quis falar sobre o assunto na entrevista coletiva de domingo, mas será o técnico do Corinthians em 2012. Em alta no Timão e valorizado pela conquista do título brasileiro, o treinador continuará no clube mesmo com a troca da presidência e deve assinar o novo contrato ainda nesta semana, antes de entrar definitivamente em férias.
A continuidade do técnico no Alvinegro passava pela vitória no Brasileirão. Em caso de revés, não haveria clima para a permanência e a pressão aumentaria em demasia. Com a taça nas mãos, Tite acabou definitivamente com a desconfiança da torcida que o cercava pela precoce eliminação na Taça Libertadores e a derrota na decisão do Campeonato Paulista. Além disso, faz perder força a corrente dos conselheiros que pediam a saída dele.
Andres Sanchez e Tite comemoram, Corinthians x Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com) 
Com o apoio de Andrés Sanchez, campeão Tite deve ficar para 2012
A negociação para a assinatura do novo vínculo será rápida. O desejo mútuo de continuar o trabalho facilitará ainda mais as conversas com o presidente Andrés Sanches, responsável pela vinda do comandante na reta final do Brasileirão de 2010.
 Técnico e mandatário deve
da semana para a assinatura, já que na quarta-feira o comandante viajará com a família para o Rio Grande do Sul onde passará as férias.
- Não tenho preocupação com isso (renovação). Sei que, quando conversarmos, a renovação não vai demorar nem cinco minutos - afirmou o diretor de futebol Roberto de Andrade.
Quando conversamos, a renovação não vai demorar nem cinco minutos"
Tite
Tite tem também a confiança do provável novo presidente do Corinthians. Chefe do departamento de futebol por três anos, Mário Gobbi Filho é o candidato da situação, favorito a vencer a eleição de fevereiro e segue a mesma filosofia de trabalho de Andrés Sanches de evitar ao máximo mudanças drásticas no comando.
Mais do que o bom trabalho para levar o Corinthians ao título nacional, Tite ganhou ainda mais crédito pela forma como liderou o grupo de jogadores. Ao longo de toda a temporada, mesmo com alguns momentos de crise, o elenco não se dividiu. Nem mesmo quando o ex-capitão Chicão se recusou a ficar no banco de reservas no clássico contra o São Paulo, no Morumbi, após perder a vaga na equipe titular.
Tite vê em 2012 a grande oportunidade de se consagrar como um dos treinadores mais badalados do país se conseguir o tão sonhado título da Libertadores. O Timão chega para disputar o principal torneio das Américas com um elenco praticamente pronto e que sofrerá poucas mudanças até o início da competição. Chance de ouro para fazer história.

 

 

 

5X

Em um campeonato marcado pelo equilíbrio técnico, venceu quem foi mais regular. Líder em 27 das 38 rodadas, o Corinthians teve de esperar até o último jogo para celebrar seu quinto título brasileiro. A festa em um Pacaembu lotado só veio depois do sofrimento que a Fiel tanto aprendeu a saborear ao longo de 101 anos de história. Com o arquirrival Palmeiras disposto a estragar qualquer comemoração, o Timão lutou para superar o nervosismo, empatar por 0 a 0 e voltar a ser campeão nacional depois de seis anos. No fim do clássico, uma briga generalizada entre os jogadores após Jorge Henrique dar um chute no vácuo, marca registrada de Valdivia.  João Vítor, do Verdão, e Leandro Castán, do Corinthians, foram expulsos, juntando-se a Valdivia (Palmeiras) e Wallace (Corinthians), que receberam vermelho durante a partida.
O sofrimento do Corinthians, porém, acabou antes do apito final. No Rio, o Vasco não passou de um empate por 1 a 1 contra o Flamengo, no Engenhão, e ficou com o vice-campeonato. Como a partida no Rio acabou antes, a Fiel explodiu minutos antes de o jogo acabar no Pacaembu. O Timão encerra o Brasileirão com 71 pontos contra 69 dos cariocas. Já o Palmeiras fica com 50, em 11º, classificado para a Copa Sul-Americana.
[Image]Willian, do Corinthians, disputa com Gerley, do Palmeiras O domingo, porém, começou triste para os corintianos. O ídolo Sócrates, de 57 anos, morreu durante a madrugada, em São Paulo, vítima de um choque séptico. O ex-jogador foi homenageado pelo Timão antes da partida no Pacaembu com uma faixa colocada no gramado com uma frase dita pelo craque: "O Corinthians não é um time e uma torcida. É um estado de espírito". Crianças formaram o número 8 no campo e receberam a equipe com o braço direito levantado e o punho fechado, comemoração característica do "Doutor" em suas comemorações. O gesto foi repetido pelos titulares corintianos durante um minuto de silêncio.
[Image] Atletas de Corintians e Palmeiras homenageiam Sócrates Os números da campanha corintiana são incontestáveis. Além de ter liderado o torneio por mais tempo, a equipe obteve também a melhor série de resultados na história dos pontos corridos: nove vitórias e um empate nas dez primeiras rodadas. Nem mesmo a crise que viveu no segundo turno foi capaz de atrapalhá-lo. O Timão nunca esteve abaixo do quinto lugar e foi quem obteve o o maior número de triunfos (21) e a defesa menos vazada entre os 20 participantes (36 gols). Foram 71 pontos - 62,3% de aproveitamento.
Com a conquista, o Corinthians iguala-se ao Flamengo em número de títulos brasileiros, todos na “era moderna” da competição. Os clubes com as maiores torcidas do país estão abaixo apenas de São Paulo, com seis, e de Palmeiras e Santos, com oito, ambos beneficiados com a unificação dos extintos Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Taça Brasil.
Vencer o principal torneio do país tem um sabor especial para Tite. Depois de balançar no cargo em alguns momentos da temporada, o maior título da carreira faz o treinador afastar a desconfiança de uma ala da torcida e assegura a permanência dele em 2012. A missão agora volta a ser acabar com o eterno desejo alvinegro de conquistar a Taça Libertadores.
Quem também se fortalece é o presidente Andrés Sanches, novo chefe de Seleções da CBF. Em um mandato caracterizado pelo aumento de receitas e por contratações badaladas, como Ronaldo, Roberto Carlos e Adriano, o dirigente obtém seu maior triunfo no campo, fechando um clico considerado de "redenção" pelos dirigentes – sob a gestão dele, o clube venceu também a Copa do Brasil e o Paulistão de 2009. Ele se afasta do cargo no dia 15 de dezembro, mas deixa seu grupo ainda mais fortalecido para vencer as eleições de fevereiro. Mário Gobbi Filho é o candidato da situação.
[Image] Liedson e Henrique em disputa de bola
Corinthians joga mal; Palmeiras dominaA empolgação dos mais de 34 mil corintianos que lotaram o Pacaembu se transformou em nervosismo para o Timão. A pressão que a equipe tentou impor nos primeiros minutos não surtiu efeito diante de um Palmeiras bem posicionado e paciente. A velocidade aplicada pelos alvinegros foi controlada com faltas simples que impediram qualquer aproximação perigosa. Em cinco minutos, foram cinco infrações e nenhum trabalho para Deola.
A dificuldade em se aproximar da área, gradativamente, enervou o Corinthians. O excesso de passes errados no setor ofensivo deu ao Palmeiras a chance de controlar o jogo. Sem pressa, o time dirigido por Luiz Felipe Scolari apostou em lançamentos pelo alto para tentar surpreender os zagueiros Paulo André e Leandro Castán. Valdivia levou a melhor em boa parte dos lances contra o improvisado volante Wallace, mas ficou aquém do esperado na criação para Luan e Ricardo Bueno. Apenas Marcos Assunção assustou em cobranças de faltas.
Enquanto o Corinthians sofria para se acertar, o Vasco ficou em vantagem contra o Flamengo, no Engenhão, e manteve o sonho de levar a taça a São Januário. O sistema de som do Pacaembu, que vinha anunciando todos os outros resultados da última rodada, ignorou o gol de Diego Souza a pedido da direção corintiana. Os jogadores do Timão desceram aos vestiários sem saber a vantagem do rival na briga pelo título.
Antes de o primeiro tempo acabar, o Corinthians reclamou de um pênalti em lance duvidoso. Willian recebeu passe de Alessandro na área, recebeu um toque do joelho de Henrique e caiu ao trombar com Leandro Amaro. A bola sobrou para Liedson, que finalizou contra um marcador e perdeu boa chance. Os atletas ainda pressionaram o árbitro Wilson Luiz Seneme, que nada marcou.

Valdivia e Wallace expulsos
O Corinthians voltou para o segundo tempo outra vez tentando pressionar. Agora, contudo, teve a ajuda de alguém que poderia desequilibrar do outro lado. Logo aos três minutos, Valdivia cometeu falta violenta sobre Jorge Henrique e foi expulso. Sem o Mago, o Verdão teve problemas para deixar a defesa e acabou permitindo que o Timão segurasse a bola no campo de ataque. Para ajudar, Renato Abreu empatou para o Flamengo. Desta vez, o sistema de som do Pacaembu informou o resultado e colocou fogo na Fiel.
Apesar de melhorar seu desempenho e do incentivo das arquibancadas cada vez maior, o Timão seguiu com problemas para passar pela defesa adversária. Alex foi bem marcado por Márcio Araújo e não conseguiu acionar Liedson.  O Palmeiras só respondia nas faltas com Marcos Assunção. Em uma delas, quase voltou a dar esperança ao Vasco. Fernandão desviou de cabeça e carimbou a trave.
O drama corintiano reapareceu dois minutos mais tarde, quando Wallace cometeu falta violenta em Maikon Leite e também foi expulso. O Verdão chegou a marcar, com Henrique, mas a arbitragem marcava impedimento de Fernandão no início da jogada. Por um instante, o silêncio tomou conta da parte alvinegra do Pacaembu.
A partir dos 40 minutos, perder o título parecia impossível. A festa começou aos poucos nas arquibancadas. Em campo, muita confusão. Jorge Henrique deu o famoso "chute no vácuo", criado por Valdivia, e deu início a um tumulto com João Vitor, que acabou expulso. Outros jogadores foram até a linha de fundo e a briga se generalizou. Tite e o trio de arbitragem tentaram apartar. Com o problema resolvido e o fim do jogo entre Vasco e Flamengo, o Pacaembu explodiu no coro de campeão

 

 

 

 

Para buscar vaga histórica, Bruno recruta 'Reginaldo Rossi' e companhia

Um dos destaques do Figueira no Brasileiro, lateral-direito revela apelidos dos companheiros, externando o bom ambiente antes do clássico

O Figueirense já fez história no Brasileirão 2011 ao ostentar uma impressionante invencibilidade de 14 jogos e com vitórias convincentes sobre clubes dentre os mais tradicionais do país. Wellington Nem, Júlio César, Juninho e o técnico Jorginho são alguns dos que estão na boca do povo. O lateral-direito Bruno Vieira, entretanto, revelou ao GLOBOESPORTE.COM apelidos de alguns companheiros, tornando o Alvinegro ainda mais íntimo do torcedor brasileiro. Com um ataque formado por Reginaldo Rossi e Pé de Chumbo, o time tenta no próximo domingo um triunfo sobre o arquirrival Avaí e, de quebra, uma vaga para a Libertadores.
- O Wellington Nem é o Reginaldo Rossi ou espantalho do Fandangos por causa daquele cabelinho dele (risos). Às vezes, ele aparece com um óculos grandão e fica igual ao Reginaldo Rossi. O Júlio César é o Pé de Chumbo, ele chuta para caramba. O Rhayner é o churrasco, porque é pretinho (risos)... O Hélder é o Hélder Aranha, o rosto dele é igual a uma aranha. O Ricardo, goleiro reserva, é o Ximbinha (alusão ao guitarrista da banda Calypso)... Não preciso explicar por que o Edson é Cabeção (risos) e o Coutinho é o gordinho. Não lembro mais de nenhum... A gente até mexe com o Elias por causa daquele 'moicano cansado' dele (risos), mas não tem apelido. A mim, eles chamam de Bruno ou Bruninho - enumerou.
Edson comemora gol do Figueirense sobre o Flamengo (Foto: Cristiano Andujar/Agência Estado) 
No gol contra o Fla, Edson revelou seu 'Cabeção' para o Brasil
Mas Bruno caiu na gargalhada mesmo quando revelou a forma "carinhosa" com a qual o volante Túlio, de 35 anos, é chamado pelos colegas:
- O Túlio é o coroa, o tiozinho (risos). Ele fica doido, o pessoal é fogo. É muito legal o nosso ambiente, o Somália, que é um que não tem apelido, diverte demais o pessoal e alegra a todos. Ele é gente boa demais. Eu, Maicon, o Helder Aranha e o Juninho gostamos de entrar nessas brincadeiras de apelidos também, é muito bom - diverte-se.
Embora seja considerado um dos principais nomes do Figueirense no Brasileiro, o camisa 2 ainda não fez gols na competição. Questionado se isso lhe rende cobranças ou brincadeiras, principalmente em função de Juninho, o outro lateral, já ter marcado, garante que não.
- Falta um golzinho, não é? Mas eles são tranquilos, falam mais das minhas jogadas e pedem: 'Joga no Bruninho'. Estou trabalhando direto para conseguir isso, mas às vezes me preocupo demais em servir muito meus companheiros. Fazer gols é sempre bom, isso te deixa mais na lembrança das pessoas. O golzinho tem que sair e, se sair no domingo, vou ficar muito feliz - projeta.
Wellington Nem do Figueirense (Foto: Fred Gomes/Globoesporte.com)Wellington Nem parece com Rossi? Bruno garante que sim
Ciente de que o atual elenco provavelmente será desfeito de forma praticamente integral na próxima temporada, Bruno classifica o clássico do próximo domingo como a oportunidade ideal para fechar uma temporada praticamente perfeita.
- Vai ter saída de jogadores, isso é nítido. Mais do que nunca gostaria de fechar com chave de ouro. Conversamos bastante e sabemos que dificilmente esse grupo será mantido. Temos de conquistar essa vaga e fechar com chave de ouro - insistiu.

 

 

 

Timão repete sofrimento de 90 para buscar quinto título brasileiro

No ano que levou o torneio pela primeira vez, 11 das 12 vitórias do Corinthians vieram por um gol de vantagem. Em 2011, são 18 em 21 triunfos

Sofrer deixou de ser um problema para os corintianos. Ao longo dos 101 anos de história, algumas dramáticas vitórias transformaram o sentimento do torcedor. Qual alvinegro não tem na memória toda a luta que o Timão teve de encarar para vencer seu primeiro título nacional, em 1990? É exatamente com aquele mesmo requinte de drama que o clube construiu toda a sua campanha em 37 rodadas no Brasileirão deste ano.
neto corinthians taça campeão brasileiro 1990 (Foto: Agência Estado)Corinthians comemora título do Brasileiro de 1990 com sofrimento
Assim como aconteceu naquela edição, as goleadas passaram bem distantes do Parque São Jorge. Em 90, das 12 vitórias que o Timão obteve no torneio até levantar a taça, 11 foram por apenas um gol de diferença. Exatos 21 anos depois, a história se repete. Dos 21 triunfos até o momento, nada menos que 18 vieram com a contagem mínima.
- Com o Corinthians é sempre assim, complicado, sofrido. Se não fosse assim, não era o Corinthians – disse o atacante Liedson depois da vitória, claro, por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, em Sete Lagoas-MG.
Com o Corinthians é sempre assim, complicado, sofrido. Se não fosse assim, não era o Corinthians"
Liedson
A diferença é que o Timão do primeiro título precisou jogar bem menos para levantar a taça, mesmo com o número de participantes sendo igual: 20. Foram apenas 25 rodadas unindo as quatro fases. Desta vez, o Alvinegro fará 38 jogos para decidir se deixará o Pacaembu no domingo carregando mais uma conquista do principal torneio do país.
Apesar de os dois elencos não terem grandes destaques, o Corinthians de 90 era ainda bem menos badalado. Sem estrelas, a equipe foi liderada por Neto, que havia tido discretas passagens por São Paulo e Palmeiras, mas brilhou no momento decisivo e ganhou status de ídolo.
O time se classificou em quarto lugar e só embalou no mata-mata. Primeiro, eliminou o Atlético-MG com uma vitória por 2 a 1 e um empate sem gols. Os resultados se repetiram nas semifinais, diante do Bahia. Na decisão, contra o São Paulo favorito, dois apertados triunfos corintianos por 1 a 0: sofrimento e título! O último resultado positivo com diferença maior que um gol aconteceu diante do Galo, por 3 a 1, em Belo Horizonte, na primeira fase.
- Aquele time se adaptou ao futebol da época, e o de 2011 também. É competência. São equipes que marcam muito bem, compactas na defesa. O Tite e o Nelsinho Batista (técnico na ocasiãoa) são muito preocupados com a parte tática. Isso fortalece o grupo – afirmou Mauro, atacante da equipe de 90 e atualmente observador do clube.
Em 2011, o Corinthians também caprichou no teste cardíaco de seus torcedores. Os únicos triunfos com tranquilidade vieram na goleada por 5 a 0 sobre o São Paulo, nos 2 a 0 frente ao Fluminense e nos 3 a 0 diante do Atlético-GO, todos no Pacaembu. O drama, porém, predominou. Foram seis viradas, recorde do torneio ao lado do Flamengo. As principais, curiosamente, frente ao Atlético-MG: 3 a 2 (perdia por 2 a 0), em Ipatinga, e 2 a 1, em São Paulo, com o gol salvador vindo dos pés de Adriano (assista ao vídeo).

- É um campeonato muito competitivo. Acredito que as equipes valorizam cada resultado. Claro que se vencêssemos por dois ou três gols sofreríamos menos. Temos de jogar no limite até o último minuto – disse o lateral-esquerdo Fábio Santos.
O Corinthians, aliás, vem de vitórias apertadas e determinantes na reta final, a última delas por 1 a 0 sobre o Figueirense, em Florianópolis. São quatro resultados positivos consecutivos que colocaram o time a apenas um empate diante do Palmeiras, domingo, às 17h (de Brasília), no Pacaembu, para ser campeão pela quinta vez. Falta pouco, mas quem acredita que será fácil?

 

 

 

Após volta por cima, Luan quer ser lembrado por 'gol que definirá o jogo'

De contestado à indispensável, atacante deseja balançar a rede do Corinthians novamente e decidir clássico que pode dar taça ao rival

luan palmeiras treino (Foto: Agência Estado)Luan, sobre gol contra o Corinthians: 'Seria deixar
uma história escrita'
Do início à reta final do Brasileirão, Luan foi o homem de segurança do técnico Luiz Felipe Scolari. Ele só não esteve entre os titulares em quatro dos 27 jogos do Palmeiras no nacional, mas, mesmo contando com o apoio do treinador, era bastante contestado por parte da torcida. Aos poucos, com gols, o atacante conquistou a torcida alviverde, que chegou até a cantar "ão, ão, ão, Luan é seleção". A receita para tal mudança? O "operário" Luan resume em uma palavra: trabalho.
- Pela forma como vinha sendo criticado, dei a volta por cima. Quando estava em fase ruim, nunca desisti, nem parei de trabalhar, porque sabia que uma hora ou outra a bola ia voltar a entrar. Foi muito trabalho.
Antes questionado, agora indispensável. Luan conta que a alteração do status lhe deu confiança para brigar de igual para igual com os adversários. Aliás, o rival de domingo, às 17h (horário de Brasília), é nada menos que o Corinthians.
No dérbi paulista do primeiro turno, o Alvinegro saiu na frente, mas Luan empatou a partida, e Fernandão virou o jogo para o Verdão. Dessa vez, o Corinthians briga pelo título do Brasileirão - e precisa apenas de um empate para garantir a taça, independentemente de outros resultados -, mas o artilheiro alviverde no nacional, com nove gols, quer balançar a rede novamente para ser decisivo e ficar marcado na memória do futebol.
- Seria deixar uma história escrita. Como vemos nas histórias de antigamente, um gol agora será lembrado. E que seja para definir o jogo. Até mesmo meus filhos podem ver futuramente - ressaltou Luan.

 

 

Após seis anos, Leão tem nova missão com São Paulo em Mogi

Treinador venceu com o clube o Paulista de 2005, sobre o Santos, na cidade onde pode agora aliviar a pressão com uma vaga à Libertadores

Mogi Mirim é uma velha conhecida de Emerson Leão e do São Paulo. Foi na cidade do interior paulista que o clube se consagrou campeão do Paulistão de 2005, também sobre o Santos (relembre o jogo no vídeo ao lado), o mesmo adversário que treinador e Tricolor terão pela frente neste domingo, às 17h (de Brasília), pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Seis anos depois, porém, o Tricolor Paulista busca agora uma nova missão: conseguir a vaga à Taça Libertadores de 2012.
- Temos de ter atenção redobrada, pois é um clássico, sendo o Santos titular ou não – disse o meia Lucas, que na época do feito tricolor talvez nem pensasse em ser uma das principais esperanças do time.
Em 2005, a missão do São Paulo era um pouco menos complicada. Líder do Campeonato Paulista, o time dependia de somente um empate contra o Santos para levantar a taça - Corinthians e Ituano empataram e facilitaram o trabalho do Tricolor. Sabendo que a disputa poderia representar o triunfo de um rival, a diretoria do Santos resolveu levar a partida para longe da Vila Belmiro, para não correr o risco de ver o adversário comemorando no seu campo. Mogi Mirim foi a cidade escolhida.
Depois do 0 a 0 com o Peixe, Leão comentou justamente o fato de precisar tomar cuidados para não levar gols e, assim, ficar com o título. A situação, agora, é diferente. Além de não poder ver Rogério Ceni vazado, o São Paulo - oitavo colocado, com 56 pontos - precisa arriscar para conseguir a vitória. E torcer para que Figueirense, Coritiba e Internacional não vençam seus jogos.
- Tem de entrar para vencer, fazer nosso papel e torcer para que os outros resultados façam com que o São Paulo consiga a vaga – completou Lucas.
Se o passado reserva boas lembranças do triângulo São Paulo, Leão e Mogi Mirim, o torcedor tricolor espera que no presente o sorriso volte ao rosto do treinador. E ao seu próprio rosto, mesmo o ano não tendo sido dos melhores.

 

 

Ricardo Gomes está liberado para ir ao Engenhão na decisão contra o Fla

Há pouco mais de três meses, treinador deixava o Engenhão de ambulância para iniciar uma dura luta pela vida. Hoje, pode pensar em retornar ao estádio

Dia 28 de agosto. Última rodada do primeiro turno. O Flamengo lutava pela liderança enquanto o Vasco havia iniciado a rodada na quarta colocação. Havia muita expectativa pelo clássico. No entanto, no decorrer do segundo tempo, Ricardo Gomes deixou o campo de ambulância, e a bola ficou em segundo plano. O treinador sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) e viveu momentos difíceis, em que lutou pela vida. Pouco mais de três meses depois, os clubes voltam a se enfrentar, e em São Januário o sentimento não é nem de longe o da tristeza que tomou conta após o fato. Pelo contrário. Ricardo Gomes vem se recuperando bem do problema e está liberado para ir torcer de perto pelo título brasileiro, no Engenhão. O aval foi dado mais uma vez nesta semana.
- Ele esteve sorridente e falante no meu consultório. Está autorizado há três semanas para ir ao estádio assistir a qualquer jogo. A opção é dele. E isso é algo muito surpreendente. A doença que ele teve põe em risco a vida de qualquer um. No primeiro momento a preocupação era saber se ele iria sobreviver. Foram momentos de muita tensão. Mas graças a Deus ele foi operado rapidamente e teve essa recuperação maravilhosa - afirmou o doutor Fábio Miranda,  clínico particular de Ricardo Gomes.
Coletiva Médicos Hospital Pasteur - Ricardo Gomes (Foto: Rafael Cavalieri/Globoesporte.com)Fábio Miranda (esquerda) e José A. Guasti (direita)
acompanharam o dia a dia de Ricardo Gomes
Fábio Miranda, que acompanhou diariamente a evolução de Ricardo, relembra dos momentos difíceis no hospital. Durante a primeira semana, a maior preocupação era saber se o técnico iria sobreviver. Sequelas de movimentação e fala só foram virar pauta entre os médicos bem depois. Hoje em dia, o doutor abre o sorriso para reconhecer que a recuperação foi muito mais satisfatória do que qualquer um na equipe médica esperava.
- Quando cheguei e vi a tomografia e aquele alvoroço todo no hospital, mandei prepararem a sala de imediato. Depois foi só usar tudo que aprendemos ao longo da vida e torcer por uma boa cirurgia - afirmou o médico.
A velocidade a que Ricardo Gomes foi submetido ao processo cirúrgico foi determinante. E até antes de entrar na sala de cirurgia o treinador teve sorte. O neurocirurgião José Antônio Guasti estava a caminho do Hospital Pasteur, para onde Ricardo foi transferido, para dar alta em outro paciente. Ele resolveu sair de casa no intervalo do clássico para poder evitar o trânsito no retorno. No meio do caminho, recebeu a ligação informando a situação de Ricardo Gomes e, de imediato, já convocou o restante da equipe.
- Nos dá uma sensação muito boa, de vitória mesmo. Ele apresentava um grande risco de vida, e estar onde está hoje, depois de percorrer uma estrada tão crítica, me deixa com paz interior. Isso não tem preço. Até falei que, se não fosse uma decisão repleta de emoção, ele poderia ir ao centro do gramado, mas como a tensão é grande, é melhor deixá-lo mais tranquilo, apenas assistindo e torcendo muito - disse.
Contexto do time também mudou
Muita coisa mudou, muita coisa aconteceu, mas nunca deixamos de acreditar. Foi um fato gravíssimo, mas que acabou nos unindo ainda mais e nos dando cada vez mais força"
Romulo
No fim do primeiro turno, o líder do campeonato também era o Corinthians. O Flamengo estava em segundo e era quem poderia assumir a ponta da tabela. O Vasco fazia boa campanha, mas havia iniciado a rodada na quarta colocação. Se a situação de Ricardo Gomes mudou radicalmente de três meses para cá, a do Vasco também. Sob o comando de seu auxiliar, Cristóvão Borges, o clube pode chegar à quinta conquista de Brasileiro, enquanto o Flamengo não tem mais chances.
Homenagear o trabalho e a recuperação de Ricardo é o principal combustível para os jogadores, que nunca deixaram de acreditar e de lutar mesmo com baque tão grande.
- Muita coisa mudou, muita coisa aconteceu, mas nunca deixamos de acreditar. Foi um fato gravíssimo, mas que acabou nos unindo ainda mais e nos dando cada vez mais força, ainda mais nesta reta final em que vimos como ele está bem - afirmou o volante Romulo.
Cristóvão reconhece a emoção
O atual técnico do Vasco e braço direito de Ricardo Gomes, Cristóvão Borges, lembrou que o retorno ao Engenhão no clássico contra o Botafogo foi extremamente marcante para todos no Vasco. Ele, inclusive, bateu muito nesta tecla com os jogadores. A vitória por 2 a 0 foi como um presente. Agora, ele espera a mesma emoção.
- A gente tem de levar aquele alto astral e aquela alegria para procuramos construir uma nova vitória. Contra o Botafogo foi muito marcante retornar ao Engenhão. Agora o sentimento é o mesmo só que nós podemos sair de lá com uma conquista extremamente importante - afirmou.
Os momentos marcantes da luta de Ricardo Gomes
 29/AGOSTO - Vasco e Flamengo disputavam o clássico, mas por volta dos 20 minutos do segundo tempo Ricardo Gomes passou mal e deixou o campo de ambulância. Logo foi diagnosticado o quadro de AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico. Duas horas depois ele estava sendo submetido a uma cirurgia de emergência no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
31/AGOSTO - Jogadores de Vasco e Ceará fazem uma oração no meio do gramado de São Januário pela recuperação do treinador, antes da partida pelo Campeonato Brasileiro. Ricardo Gomes segue em estado grave na UTI.
 07/SETEMBRO - Ricardo Gomes passa a ficar totalmente sem sedativos. A família libera visitas de amigos mais próximos. As sessões de fisioterapia motora e respiratória seguem sendo realizadas de três a quatro vezes por dia.
09/SETEMBRO - O grupo de médicos resolve retirar o tubo traqueal que auxiliava a respiração do técnico. Com isso, Ricardo Gomes já respira sem ajuda de qualquer auxílio. Além disso, o treinador já não ficava mais o tempo todo deitado. Além de sentar, ele interagia cada vez melhor com as pessoas chegando até a pronunciar de maneira clara algumas palavras.
12/SETEMBRO - Ricardo Gomes deixa o CTI após 15 dias de internação. Ele é transferido para o quarto e realiza sessões de fisioterapia motora em dois momentos do dia. O trabalho de fonoaudiologia também acontece.
18/SETEMBRO - Após 21 dias, o treinador recebe alta do hospital e vai para casa. No mesmo dia, o Vasco assume novamente a liderança do Campeonato Brasileiro.
16/OUTUBRO - Ricardo Gomes liga para a concentração do Vasco e conversa com os jogadores pelo viva voz antes do jogo contra o Atlético-MG, em São Januário. O Vasco venceu por 2 a 0.
09/NOVEMBRO - Ricardo faz uma visita surpresa para os jogadores no hotel onde o Vasco está concentrado para o jogo contra o Universitario, do Peru. "Não consigo expressar a emoção que foi vê-los. Foi muito mais emocionante para mim do que para eles. Poucos sabiam que eu ia, e foi muito legal o reencontro" - disse o treinador.
Ricardo Gomes visita o elenco do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site Oficial do Vasco da Gama)Ricardo Gomes visita o elenco do Vasco
12/NOVEMBRO - O treinador vai jantar com os jogadores na concentração do Vasco. Logo ao descer do carro, de carona com sua esposa Cláudia, o comandante foi recepcionado pelo presidente do Vasco, Roberto Dinamite, pelo diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, pelo treinador Cristovão Borges, pelo preparador físico Rodrigo Poletto e por outros integrantes da comissão técnica. Já ao entrar no hotel, Ricardo Gomes recebeu o abraço do reizinho Juninho Pernambucano e do ex-jogador Ricardo Rocha, que estavam no saguão: "Estou torcendo muito de casa, me sinto um verdadeiro torcedor" - disse.
27/NOVEMBRO - O técnico visitou mais uma vez os jogadores do Vasco na concentração, em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Ele ficou por algumas horas no local, jantou com os atletas e bateu um papo com todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário