Basquete

Paul Pierce faz 34 pontos e lidera o Boston na vitória 

sobre o Washington

Sem Rajon Rondo e Ray Allen, equipe bate Wizards dentro de seus 

domínios


NBA paul pierce Boston Celtics (Foto: Getty Images)Paul Pierce foi o nome do jogo 
Apesar da ausência do armador Rajon Rondo pelo segundo jogo seguido, que se recupera de uma lesão no pulso direito, e de ter perdido Ray Allen no primeiro quarto com uma torção no tornozelo esquerdo, o Boston Celtics mostrou força. Neste domingo, com grande atuação de Paul Pierce, cestinha da partida com 34 pontos e 10 assistências, a equipe venceu o Washington Wizards fora de casa por 100 a 94.
Com o resultado, o time do técnico Doc Rivers conquistou a sexta vitória na NBA. Já o Wizards amargou 14ª derrota em 16 jogos. John Wall foi o maior pontuador da equipe de Washington: anotou 27 pontos e pegou 10 rebotes.

 

 

 

 

 

 

Com Varejão em alta nos rebotes, Cleveland vence os 

Suns fora de casa

Pivô brasileiro teve baixo rendimento no ataque, mas foi decisivo nos garrafões

Por GLOBOESPORTE.COM Phoenix, EUA
Após a decepcionante campanha na temporada passada, quando teve o pior rendimento entre todos os participantes, o Cleveland Cavaliers vem mostrando, nesta edição da NBA, que está recuperado. Jogando em Phoenix, os Cavs bateram o Suns por 101 a 90 e emplacaram a quinta vitória em dez partidas, estando entre os oito primeiros na Conferência Leste.
Anderson Varejão, Cleveland Cavaliers (Foto: Getty Images)Varejão recebe o abraço do armador Kyrie Irving durante a vitória dos Cavs em Phoenix
Se Anderson Varejão não mostrou muita eficiência no ataque (fez somente oito pontos), foi insuperável nos garrafões. O pivô brasileiro apanhou 17 rebotes e foi crucial para o sucesso do time de Cleveland.
O melhor pontuador dos Cavs e do jogo foi Kyrie Irving. O armador anotou 26 pontos, três a mais que o ala Antawn Jamison.
Pelo Phoenix, dois elementos foram indiscutíveis, ambos chegando ao duplo-duplo. O veterano armador Steve Nash (próximo de completar 38 anos) marcou 16 pontos e produziu 15 assistências, enquanto o pivô polonês Marcin Gortat assinalou 14 pontos e pegou 10 rebotes.

Confira os duelos desta quinta-feira:

Atlanta Hawks 111 x 81 Charlotte Bobcats
Milwaukee Bucks 102 x 93 Detroit Pistons
Memphis Grizzlies 94 x 83 New York Knicks
Phoenix Suns 90 x 101 Cleveland Cavaliers
Golden State Warriors x Orlando Magic

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


‘Monstro’, Kobe Bryant faz 48 pontos e leva Lakers à 

vitória sobre os Suns

Time de Los Angeles já chega ao sétimo triunfo em dez partidas realizadas


Kobe Bryant, Los Angeles Lakers (Foto: Getty Images)Imarcável, Kobe Bryant acerta mais um tiro de três
para os Lakers
Quem compareceu ao Staples Center na noite desta terça-feira (madrugada de quarta no Brasil) viu um autêntico show de um astro. Com 48 pontos, Kobe Bryant só faltou fazer chover na vitória do Los Angeles Lakers por 99 a 83 sobre o Phoenix Suns, levando a equipe californiana ao sétimo triunfo em 10 partidas disputadas.
Além de Kobe, que completou sua espetacular atuação com cinco rebotes e três assistências, os Lakers contaram com o bom rendimento de Pau Gasol. O ala-pivô marcou 16 pontos e apanhou 12 rebotes, chegando a mais um duplo-duplo. O pivô Andrew Bynum, com 12 e oito, também foi peça importante no quadro de Los Angeles.
Pelos lados dos Suns (agora com cinco derrotas e quatro vitórias), destaque para o ala-pivô Channing Frye (17 pontos) e o pivô polonês Marcin Gortatm, este que também alcançou a marca de dois dígitos em dois fundamentos (16 pontos e 12 rebotes).
Confira os duelos desta terça-feira:
Philadelphia 76ers 112 x 85 Sacramento Kings
Washington Wizards 93 x 78 Toronto Raptors (leia mais)
Charlotte Bobcats 70 x 82 Houston Rockets
Detroit Piston 86 x 100 Dallas Mavericks
Milwaukee Bucks 106 x 103 San Antonio Spurs
Memphis Grizzlies 95 x 100 Oklahoma City Thunder
Minnesota Timberwolves 100 x 111 Chicago Bulls (leia mais)
Utah Jazz 113 x 105 Cleveland Cavaliers (leia mais)
Portland Trail Blazers 105 x 97 Los Angeles Clippers
Los Angeles Lakers 99 x 83 Phoenix Suns
Golden State Warriors 111 x 106 Miami Heat

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com oito pontos de Varejão, Cleveland não é páreo para 

o Portland

Brasileiro ainda pegou 10 rebotes, mas Cleveland somou a quarta derrota na temporada. Oklahoma City Thunder bate o Spurs, de Tiago Splitter


Anderson Varejão contra o Portland (Foto: AP)Anderson Varejão tenta bloquear LaMarcus Aldridge,
dos Trail-blazers
O Cleveland Cavaliers, de Anderson Varejão, não foi páreo para o Portland Trail-Blazers, neste domingo, no Rose Garden. O pivô brasileiro, apesar dos 10 rebotes que pegou, marcou apenas oito pontos na derrota por 98 a 78. Em contrapartida, com 28 pontos, o ala LaMarcus Aldridge foi o cestinha da partida. Ele ainda pegou quatro rebotes e deu oito assisitências. O melhor dos Cavaliers foi o armador Kyrie Irving, anotando 21 pontos. A equipe do Estado de Oregon chegou à sua sexta vitória na temporada regular, ficando em segundo na Divisão Noroeste, atrás do Oklahoma City Thunder.
Por falar em Oklahoma, a dupla Durant-Westbrock, com 34 pontos somados, mais o reserva James Harden, que anotou 20 pontos, foram preponderantes para a vitória por 108 a 96 sobre o San Antonio Spurs. Apesar da derrota, a equipe texana teve o reserva Kawhi Leonard com um double-double (dois dígitos em dois fundamentos diferentes) com 10 rebotes e 13 pontos. O brasileiro Tiago Splitter anotou 10 pontos e ainda pegou quatro rebotes em 19 minutos que esteve em quadra. Tim Duncan, Richard Jefferson e Gary Neal, com 18 pontos, tambéms e destacaram.
No duelo dos irmãos Gasol, melhor para Pau
A partida entre Los Angeles Lakers e Memphis Grizzlies marcou o duelo entre os irmãos espanhois Pau e Marc Gasol. E quem levou a melhor foi o pivô dos Lakers. Pau Gasol marcou mais do que o dobro de pontos que seu irmão: 15 contra apenas dois. Nos rebotes, Pau pegou 15, enquanto Mark 11. Mas o cestinha acabou sendo Kobe Bryant, com 26 pontos. O Los Angeles venceu por 90 a 82.
Se os titulares Tim Allen, Marc Gasol e Dante Cunningham, do Memphis, estavam em uma noite pouco inspirada, pelo menos os reservas Marreese Speights, O.J Mayo e Quincy Pondexter podem comemorar suas boas atuações. Cada um anotou 17, 15 e 14 pontos respectivamente.
Confira os resultados deste domingo pela NBA:
Minnesota Timberwolves 93 x 72 Washington Wizards
Orlando Magic 104 x 97 Sacramento Kings
San Antonio Spurs 96 x 108 Oklahoma City Thunder
Milwaukee Bucks 93 x 109 Phoenix Suns
Cleveland Cavaliers 78 x 98 Portland Trail-Blazers
Memphis Grizzlies 82 x 90 Los Angeles Lakers

 

 

 

 

 

 

 

Flamengo e Uberlândia se enfrentam neste sábado pela 

liderança do NBB

Após vencerem na última rodada, cariocas e mineiros fazem confronto 

direto pelo topo da tabela. Terceiro e quarto colocados, Pinheiros e Bauru 

duelam


Gonzalo Garcia, técnico do basquete do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Gonzalo Garcia comanda o Flamengo na vitória
sobre o Franca (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
A 12ª rodada do Novo Basquete Brasil 2011/2012 promete muita emoção neste sábado. Os quatro melhores times da competição jogam em confrontos diretos. O líder Flamengo recebe o vice Uberlândia, no Rio de Janeiro, para ver quem fica no topo da tabela de classificação. Já em São Paulo, Pinheiros e Bauru, ambos com campanhas iguais, também se encaram.
O ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio, será o palco do encontro entre cariocas e mineiros, a partir das 17h (horário de Brasília). Com nove vitórias em dez jogos, o Flamengo tenta se manter na liderança isolada, conquistada na última quinta-feira após bater Franca (93 a 81) e contar com a derrota do Pinheiros diante da Liga Sorocabana (99 a 95). Pelo menos por hora, o técnico Gonzalo Garcia não quer pensar na posição do time rubro-negro na tabela e mira mais uma vitória com o mando de quadra:
- Essa liderança é apenas relativa. O torneio é muito equilibrado, com equipes fortes e com chances de serem campeãs. Acredito que a definição vai ficar para as cinco últimas rodadas. O jogo contra o Uberlândia será mais um jogo duro e precisamos garantir a vitória em casa, o que, no final, vai fazer muita diferença - disse.
Do outro lado, o Uberlândia também venceu no meio de semana, batendo o Tijuca por 103 a 69. Destaque para os cestinhas Luis Gruber e Lucas Cipolini, com 18 pontos cada. A equipe treina forte para enfrentar o Flamengo e sabe que não terá duelo fácil pela frente.
NBB  Bauru x Paulistano basquete (Foto: Sérgio Domingues/HDR Photo)Em casa, Bauru derrota o Paulistano e fica no G-4

- Temos que impedi-los de fazer cestas fáceis. Eles têm boas armas ofensivas, mas vamos tentar diminuir a porcentagem de arremesso. Temos que forçar alguns erros e aproveitar os contra-ataques, imprimindo nosso rimo de velocidade - avisou Luis Gruber.
Bauru x Pinheiros
Às 18h, no Ginásio da Luso, o Bauru conta com sua torcida para tentar bater o Pinheiros. Na última rodada o apoio da arquibancada deu certo na vitória sobre o Paulistano (96 a 73). Os visitantes perderam a chance de liderar a competição com a derrota para a Liga Sorocabana, mas tentam a recuperação neste sábado.
Além de Flamengo x Uberlândia, que terá transmissão ao vivo no canal SporTV, e Bauru x Pinheiros, mais cinco jogos completam a 12ª rodada do NBB.
Os jogos da 12ª rodada do primeiro turno:
17h - Flamengo x Uberlândia (SporTV)
18h - Joinville x Araraquara
18h - São José x Limeira
18h - Bauru x Pinheiros
18h - Liga Sorocabana x Paulistano
19h - Vila Velha x Minas
19h - Tijuca x Franca (SporTV)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Limeira contrata pivô americano

Steve Toyloy já defendeu equipes da Turquia, Uruguai e Paraguai


Steve Toyloy é contratado pelo basquete do Limeira (Foto: Divulgação)Steve Toyloy já treina com seus novos companheiros
A equipe de Limeira, comandada pelo técnico Demétrius, ganhou reforço em seu garrafão. Nesta segunda-feira, foi anunciada a contratação do pivô americano Steve Anthony Toyloy, de 2,03m.  O jogador de 24 anos defendeu o Libertad, do Paraguai, na última temporada, foi líder em rebotes e tocos do campeonato e ficou com o título de melhor estrangeiro.
- As minhas principais características de jogo são os rebotes e as enterradas. Ainda não conheço muito sobre o Brasil, mas espero fazer uma excelente campanha aqui e ajudar minha equipe a ser cada vez mais vitoriosa - disse o pivô.
No Brasil desde sábado, Toyloy já treinou com o time , que ocupa a oitava posição no NBB, mas ainda não tem data prevista para a estreia. Por duas temporadas (2008/2009 e 2009/2010), ele vestiu a camisa da Universidade de Cincinnati. Em 2010 foi contratado pelo Istanbulspor, da Turquia, onde conseguiu médias de 9,3 pontos e 8,2 rebotes por jogo. No ano passado, teve uma breve passagem pelo basquete uruguaio antes de se transferir para o Libertad e conquistar o vice-campeonato paraguaio.























Armador argentino desfalcará equipe texana na sequência da temporada regular

Antonio Spurs recebeu um duplo golpe na noite desta segunda-feira (madrugada de terça no Brasil). O time do Texas foi derrotado pelo Minnesota Timberwolves por 106 a 96, no Target Center, em Minneapolis, e ainda perdeu o armador Manu Ginóbili. O jogador argentino sofreu uma fratura no quinto metacarpo da mão esquerda ainda no segundo quarto e ficará de fora por tempo ainda indeterminado.
Manu Ginóbili, San Antonio Spurs (Foto: AP)Ginóbili domina a bola antes de sofrer a fratura na derrota para os Timberwolves 
A derrota dos Spurs foi a segunda na temporada regular após o quinto compromisso. Já para os locais, o resultado representa a segunda vitória em quatro apresentações.
Kevin Love foi o cestinha e o grande nome em quadra. Com 24 pontos e 15 rebotes, o ala-pivô garantiu mais um duplo-duplo na carreira. O ala Michael Beasley e o armador Luke Ridnour também brilharam, anotando 19 pontos cada.
No San Antonio, Richard Jefferson e Tim Duncan, com 19 pontos, foram os que mais anotaram. Tony Parker (11 pontos) apareceu bem nas assistências, produzindo nove. O brasileiro Thiago Splitter entrou durante o embate e conseguiu 12 pontos e três rebotes.
Confira os duelos desta segunda-feira
Phoenix Suns 102 x 91 Golden State Warriors
Boston Celtics 100 x 92 Washington Warriors
New Jersey Nets 94 x 108 Indiana Pacers
New York Knicks 85 x 90 Toronto Raptors
Miami Heat 92 x 100 Atlanta Hawks
Detroi Pistons 89 x 78 Orlando Magic
Minnesota Timberwolves 106 x 96 San Antonio Spurs
Dallas Mavericks 100 x 87 Oklahoma City Thunder
Denver Nuggets 91 x 86 Milwaukee Bucks
Utah Jazz 94 x 90 New Orleans Hornets




RETROSPECTIVA 2011: após 15 anos de espera, Brasil volta aos Jogos

Seleção masculina finalmente consegue a vaga olímpica e país será representado outra vez por suas duas seleções, como em Atlanta-96


O peso nas costas era grande, só que sem os Estados Unidos na briga, a chance de deixar de ser a geração do quase para ser lembrada como a geração olímpica era real. Duas vagas estavam em jogo na Copa América de Mar del Plata. O Brasil entrava na disputa sem três peças importantes no esquema tático, mas se desperdiçasse a oportunidade teria de ir para uma repescagem mundial. O sinal de que desta vez o final da história seria diferente, foi dado diante da Argentina. A seleção não tomou conhecimento da Geração Dourada, nem da pressão da arquibancada. Venceu e partiu confiante para a semifinal contra a República Dominicana e assegurou o retorno do país ao torneio masculino das Olimpíadas após  longos 15 anos.
Jogadores do Brasil comemoram após vitória contra o Uruguai, Copa América de basquete (Foto: EFE)Seleção brasileira mostrou força e união na campanha da Copa América  de Mal del Plata
Desde a edição de Atlanta-96, o Brasil não era representado por suas duas equipes nos Jogos. No ano que vem, em Londres, as meninas do técnico Ênio Vecchi também estarão por lá. Da Copa América de Neiva, apenas uma equipe sairia classificada. Na decisão, o Brasil atropelou as hermanas, carimbou o passaporte e o treinador teve de cumprir a promessa de raspar o bigode. Em dezembro, Ênio foi avisado de que não teria seu contrato renovado. Um dia depois, Luiz Cláudio Tarallo, técnico da sub-19, foi anuciado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) como o novo comandante.
Na NBB, o Brasília também fez o que se esperava dele. Defendeu o título, virou o time a ser batido, o bicampeão da competição. Na NBA, cinco anos depois o Dallas Mavericks se vingou do Miami Heat. Dirk Nowitzki finalmente realizou o sonho de sua vida com o anel da temporada 2010/2011. Confira a seguir os destaques da bola laranja ao longo do ano.
basquete magnano Huertas Brasil x República Dominica (Foto: afp)Magnano recebe o abraço de Huertas após a
classificação para Londres
Rubén Magnano começou o ano no Paraíso, em São Sebastião do Paraíso. Deixou sua casa em São Paulo e foi morar na cidadezinha mineira para poder acompanhar de perto o trabalho dos meninos da seleção de desenvolvimento. Após seis meses, era hora de pensar na seleção principal. E o que ele mais temia acabou acontecendo. Não pôde contar com três de seus principais jogadores para a Copa América. Sem Anderson Varejão, se recuperando de uma cirurgia no tornozelo, Nenê e Leandrinho, que pediram dispensa por motivos pessoais, o caminho até a vaga olímpica tinha tudo para ficar mais complicado. Mesmo assim, o técnico argentino não se deu por vencido.
Convocou novos jogadores e tratou de colocar na cabeça do grupo que não se podia mais pensar nos que não estavam lá. Era preciso ter compromisso e pegar a vaga. Foi o que fizeram. Diante de seus compatriotas, que o reverenciaram antes dos jogos, Magnano cumpria ali a missão que lhe foi confiada em 2010. O feito lhe rendeu o prêmio oferecido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) de melhor técnico do ano nos esportes coletivos. A temporada terminava como começou: no paraíso.
No dia 10 de setembro, em Mar del Plata, o jogo era de vida ou morte. Diante da República Dominicana, a seleção masculina poderia pôr fim a um incômodo jejum olímpico ou seguir  acompanhando a tudo pela TV. Escolheu fazer parte da festa. Suportou a pressão imposta pelo adversário e pela arquibancada, mostrou vontade e contou com uma arma vinda do banco de reservas para dar uma preciosa contribuição naquela semifinal. Marcelinho Machado, o ala-armador de 36 anos, foi o cestinha do jogo com 20 pontos e deixou a quadra chorando. Chegava ao fim a busca que iniciou em 1999.
Damiris, pivô da seleção sub-19 Brasil de basquete (Foto: Divulgação)Damiris brilhou no Mundial sub-19 do Chile
Na temporada passada, Damiris surgiu como a grande aposta do basquete feminino brasileiro. Com apenas 17 anos, foi pega de surpresa ao ser convocada para a disputa do Mundial adulto, mas não demorou para passar de reserva a titular na República Tcheca. Neste ano, a jovem pivô continuou evoluindo. Foi o grande nome da conquista do inédito bronze no Mundial sub-19 sobre a Austrália: 70 a 67. Fez mais. Além da medalha, trouxe o título de melhor jogadora da competição na bagagem.
Damiris agora tenta se acostumar com os holofotes voltados em sua direção. Sonha jogar tanto quanto Érika e seguir seus passos rumo à Europa e WNBA. Quer conquistar o maior número de títulos com a camisa do Brasil.

vitor benite basquete brasil x república dominicana pan (Foto: Reuters)Benite não acredita na derrota para dominicanos
O Brasil entrou no Pan de Guadalajara atrás de dois ouros. Medalha que seria a quarta seguida para a equipe masculina. Só que os comandados de Rubén Magnano passaram bem longe dela. Sem poder contar com Caio Torres, Tiago Splitter e Alex, que pediram dispensa, a CBB também esbarrou na dificuldade de conseguir a liberação dos clubes, que estavam envolvidos na fase final da disputa dos estaduais. Mesclada com jogadores da seleção sub-19, a equipe desperdiçou as chances de vencer EUA  e República Dominicana, depois de terem vantagem confortável no marcador, e não conseguiu passar da primeira fase do torneio. Mesmo que a preparação não tenha sido a ideal, nem jogadores nem treinador a usaram como desculpa para justificar a eliminação precoce.  Restava a disputa pelo quinto lugar. E ele veio.
Entre as mulheres, o objetivo era tentar voltar ao alto do pódio. A última vez que o Hino tocou numa edição de Pan foi em Havana-91. O time estava com suas principais peças, inclusive com Iziane, que tinha pedido dispensa da Copa América. O problema foi o "apagão". E o da partida contra Porto Rico custou a ida à final. A direrença de apenas um ponto, arrancou lágrimas, principalmente de Damiris, que não conseguiu converter a cesta, a 1s do fim. Não havia tempo para lamentar. Ainda havia um bronze em jogo. Sem criar resistência, num confronto morno, a Colômbia não fez frente para a seleção.
Brasília comemora título da NBB (Foto: Mowa Press)Brasília comemora título da NBB
A rotina de 2010 continuou em 2011. O Brasília não tomou conhecimento dos adversários e se transformou no time a ser batido no basquete brasileiro. Desta vez, o bicampeonato do NBB veio sem precisar medir forças com o maior rival dos últimos anos: o Flamengo. A equipe da Gávea acabou batida pelo Franca na melhor de cinco semifinal por 3 a 0. Na mesma fase, o time de Alex e Guilherme Giovannoni passou pelo Pinheiros e depois pelos francanos, erguendo pela segunda vez seguida o troféu da competição.
Na Liga de Basquete Feminino (LBF), Santo André desencantou. Depois de 12 anos sem conquistar um título brasileiro, a equipe da técnica Laís Elena colocou em sua galeria a taça da primeira edição da competição ao bater Ourinhos na decisão.
  •  
                        15      22 anos e 191 dias                        68 a 59
Foi o número de jogos que o ala-armador Leandrinho fez com a camisa do Flamengo durante o locaute da NBA. Derrick Rose, armador do Chicago Bulls, foi eleito o MVP mais jovem da NBA ao receber 113 dos 121 votos na temporada 2010/2011. Foi o placar da final da Euroliga. O Halcón Avenida da pivô Erika bateu o  Spartak, na, Rússia e levou o título inédito da competição.
Billy Hunter NBA sindicato jogadores locaute (Foto: AP)Billy Hunter, presidente do sindicato dos jogadores

A novela do locaute da NBA durou mais de cinco meses. Jogadores e equipes cruzaram os braços, não se entendiam sobre os salários e a temporada, que deveria ter início em outubro, ficou ameaçada. As reuniões eram longas, mas o impasse continuava. Alguns jogadores foram para a Europa, outros voltaram a atuar em clubes de seus países.
Durante o período, houve troca de farpas entre as partes. Os jogadores dissolveram seu sindicato e entraram na justiça contra a liga. Os proprietários diziam que os atletas não negociavam com boa fé. O comissário da NBA, David Stern, acreditava no cancelamento da temporada. Além disso, Michael Jordan também passou de ídolo a vilão aos olhos dos jogadores. Dirigente do Charlotte Bobcats, ele liderou o grupo de donos de equipes que não aceitou proposta de divisão dos lucros da liga.
Depois de muita discussão, a greve chegou ao fim no início de dezembro.  O acordo trabalhista foi acertado por 10 anos e a temporada, com apenas 66 jogos para cada time, será iniciada no dia 25, com cinco partidas. Logo após o anúncio, nova polêmica. A NBA No mesmo dia em que o início da temporada foi anunciado oficialmente, a NBA vetou a troca entre Los Angeles Lakers, New Orleans Hornets e Houston Rockets.
basquete Brasil x República Dominicana (Foto: AP)Sob os olhares dos torcedores argentinos, jogadores da seleção fazem a festa após a vitória sobre a República Dominicana, que deu ao Brasil o direito de voltar ao cenário olímpico após longos 15 anos 
Leandrinho passou por momentos difíceis. O pedido de dispensa da Copa América, enviado meia hora antes da apresentação segundo a CBB, gerou críticas. O ala-armador do Toronto Raptors se defendeu. Disse que a entidade e o treinador da seleção sabiam de sua condição, de que estava jogando no sacrifício devido à lesão crônica no punho direito. Seu time também o pressionava por conta do problema. Por não saber se ficaria 100% após a cirurgia, resolveu apostar no repouso para se recuperar.  A imagem estava arranhada, e ele sabia. Mas afirmou que ninguém se colocava em seu lugar. Resolveu então aceitar a proposta para jogar no Flamengo durante o locaute. Na passagem pela Gávea, garante que recuperou a vontade e autoestima. Se estará na seleção durante os Jogos Olímpicos, ainda não sabe, mas espera que as portas ainda estejam abertas:
- Se tiver uma vaga para mim, quero ir até para servir água. Quero estar com eles. Sinto muita falta dos jogadores. Tanta, que vivo em contato direto com Tiago Splitter e ele me diz que eles sentem a minha falta também - disse.
basquete Rafael Hettsheimer brasil pré-olímpico argentina (Foto: Agência EFE)Rafael Hettsheimeir passa por Luis Scola

Rafael Hettsheimeir não se intimidou diante dos campeões olímpicos da Argentina. Pelo contrário. Foi a sombra de Luis Scola, deu um toco que o levou ao chão, marcou 19 pontos e foi o grande nome da vitória do Brasil sobre os hermanos na Copa América de Mar del Plata. Em sua primeira chance na seleção adulta, o calouro de nome complicado que joga na Espanha se tornou imprescindível no garrafão.
Hettsheimeir aproveitou as ausências de Anderson Varejão e Nenê no torneio para retribuir a confiança de Rubén Magnano. Não só a ele, mas também para o Brasil inteiro. Tímido, ele admitiu que aquele foi o melhor jogo de sua carreira, mas que o importante mesmo tinha sido a vitória. Tinha feito o seu trabalho e esperava que a partir dali não só seus conterrâneos de Araçatuba acompanhassem seus jogos, mas o resto do país também.

 

 

 

 

 

 

Ênio Vecchi ataca Hortência: 'Se não colocarem freios nela, poderá ficar pior'

Em entrevista, técnico se mostra descontente com demissão, dispara contra diretora e diz: 'Mudei toda a minha vida para assumir o comando da seleção


Ênio Vecchi técnico seleção basquete (Foto: Gaspar Nóbrega / CBB)Ênio Vecchi disparou críticas contra Hortência,
diretora da CBB 
Quando anunciou a decisão de dispensar Ênio Vecchi do comando da seleção brasileira, Hortência afirmou que a notícia foi recebida com tranquilidade pelo técnico. Em entrevista ao jornal “Lance!”, no entanto, o treinador mostra que a decepção com a diretora de seleções da Confederação Brasileira de Basquete é grande. Ênio, que se recupera de uma cirurgia na próstata, criticou a postura da ex-jogadora à frente da CBB.
- Não estou magoado. Como jogadora, ela foi brilhante. Mas, como dirigente, ainda falta muita coisa. Ela vai aprender com os erros. Quando ela assumir um compromisso, tem de cumprir. Ela precisa ter responsabilidade sobre as decisões que toma. Ela não pode alterar a todo momento uma decisão. Precisa ter uma linha de conduta e tomar posições firmes, acertando ou errando. Se cada problema que vier, houver uma mudança, fica fácil de dirigir. Eu não sei quem comanda. Mas o que sei é que é preciso colocar alguém com mais experiência para ajudá-la. Ela (Hortência) precisa de mais embasamento para tomar as decisões da parte administrativa e até mesmo analisar o jogo. Se não colocarem um freio nela, a situação poderá ficar muito pior. Ela está tomando decisões muito espontâneas – disse o treinador.
Também em entrevista ao jornal, Hortência se defendeu das críticas.
- Não tenho mais nada para falar. Aceito as críticas desde que elas sejam construtivas. Sei que ele ficou bastante chateado, como eu também ficaria. Eu entendo. Porém, sou uma profissional e vejo a seleção como um todo. Não penso apenas na equipe principal.
Ênio foi comunicado da demissão em uma reunião no dia 15 de novembro. Sem emprego desde então, o treinador diz não se arrepender de ter aceitado o convite para assumir a seleção quando estava à frente do Vitória, que disputava o NBB. Mas se disse decepcionado com a mudança de rumo de Hortência e CBB.
- O mais importante para mim, disso tudo, é que aquilo que foi apalavrado não foi cumprido. É por isso que estou indignado. Além disso, esta reunião ocorreu no dia 15, quatro dias antes de eu fazer uma cirurgia na próstata. Tinha outras preocupações. Não passava pela minha cabeça que poderia ficar sem emprego. Houve uma falta de “feeling” tremenda. [...] Não me arrependo de nada. As jogadoras e a comissão técnica fizeram um trabalho diferenciado, de muita qualidade. Isso me deixa muito satisfeito. Fico feliz também como o time jogou e se portou. Estar na seleção era o objetivo da minha vida. O tempo inteiro acreditei no projeto elaborado. Mudei toda a minha vida para assumir o comando da seleção.
Ênio também não poupou críticas ao presidente da CBB, Carlos Nunes. Para o treinador, o dirigente é omisso frente às decisões de Hortência.
damiris porto rico x brasil basquete pan-americano guadalajara (Foto: Reuters)Damiris chora em quadra após queda para Porto Rico no Pan: derrota determinante na demissão 
- O Carlos Nunes tem postura de presidente, procura não intervir no trabalho do técnico. Após o Pan, ele me disse: “Estamos juntos”. Mas, depois disso, não falou nada mais. O presidente da CBB tinha a obrigação de estar conversando. Ele poderia ter me chamado para falar, mas em nenhum momento teve esta conduta e postura. Também acho que o presidente tem de cobrar a Hortência e assumir uma postura mais firme. O que vejo é que ela tem uma ascendência muito grande dentro da confederação. Mas, agora, isso já é problema deles.
Depois da demissão de Ênio, Hortência anunciou a escolha de Luiz Cláudio Tarallo como novo treinador. Na entrevista, o ex-técnico da seleção preferiu não avaliar o trabalho de seu sucessor.
- Era um contato normal (que Ênio mantinha com Tarallo), de quem acompanha o basquete e o trabalho que estava sendo desenvolvido na base. Mas não gostaria de avaliá-lo. Ele é um profissional como eu e está trabalhando há anos para conseguir alcançar seus objetivos.
Na passagem pela seleção, Ênio conquistou a Copa América, garantindo a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres. Na sequência, porém, caiu na semifinal do Pan de Guadalajara, contra Porto Rico, fato que determinou sua demissão.






Dallas perde para Denver e soma quatro derrotas seguidas após o título

Ty Lawson comanda equipe do brasileiro Nenê em vitória fora de casa


Ty Lawson denver nuggets dallas (Foto: AFP) 
Lawson comanda o Denver
O Dallas Mavericks não tem um bom começo de temporada. Desde que conquistou o título na última edição, a equipe soma quatro derrotas - duas para o Oklahoma City Thunder, na pré-temporada, e para o Miami Heat, na estreia. Nesta segunda-feira, perdeu em casa para o Denver Nuggets, do brasileiro Nenê, por 115 a 93.
Nenê teve uma participação regular em quadra. Somou oito pontos, pegou sete rebotes e deu duas assistências. Quem comandou o Denver foi Ty Lawson, que totalizou 27 pontos, mais quatro rebotes e quatro assistências.
Pelo Dallas, Dirk Nowitzky foi o destaque, com 20 pontos e quatro rebotes. Jason kidd e Sean Williams marcaram 12 pontos, cada um.

 

 

 

 

Nenê é poupado, e Denver Nuggets bate o Phoenix Suns mais uma vez

Gallinari é o cestinha da partida, com 23 pontos. Steve Nash anota cinco

nba Danilo Gallinari Denver Nuggets x Phoenix Suns (Foto: Getty Images) 
Danilo Gallinari tenta escapar da marcação do Phoenix Suns
Poupado pelo treinador, Nenê ficou no banco de reservas e viu seu time, o Denver Nuggets, vencer, fora de casa, o Phoenix Suns, por 110 a 85. A partida foi válida pela pré-temporada da NBA. A temporada começará no dia 25.
No primeiro jogo entre as equipes, na terça-feira, Nenê marcou dez pontos, e o Phoenix venceu por 127 a 110. Na partida desta quinta, o cestinha foi seu companheiro Danilo Gallinari, com 23. Kosta Koufos fez um duplo-duplo:15 pontos e 11 rebotes.
Pelo Phoenix, Jared Dudley foi o maior pontuador, com 17. Steve Nash jogou 26 minutos, dez deles no segundo tempo, e anotou cinco.
No outro jogo da pré-temporada nesta quinta, o Atlanta Hawks venceu o Charlotte Bobcats por 92 a 75.

 

 

 

 

Flamengo vence duelo de invictos contra Bauru e está nas finais da LDO

Em partida equilibrada, time carioca ganha por 63 a 61 e passa para a próxima fase da competição, que será no Rio de Janeiro


fred duarte flamengo basquete (Foto: Célio Messias/LNB) 
Fred Duarte foi outra vez o destaque do Flamengo
Flamengo foi o primeiro time a garantir uma vaga no quadrangular final da Liga de Desenvolvimento Olímpico (LDO). No confronto entre os dois últimos invictos da competição, o time rubro-negro derrotou o Bauru em duelo apertado em São Sebastião do Paraíso, nesta quarta-feira: 63 a 61 (35 a 35 no intervalo).
O ala-pivô Fred Duarte, o Varejinho, foi mais uma vez o grande nome da equipe carioca, sendo o cestinha da partida e conseguindo um duplo-duplo: 18 pontos e 16 rebotes. Pelo Bauru, o ala Welinton marcou 17 pontos e o armador Lucas fez 16.
- Foi uma vitória fantástica. Superamos os problemas com as lesões e conseguimos esse resultado. Os meninos merecem. Com certeza, daqui um ou dois anos, muitos desses garotos vão estar despontando no NBB – afirmou o técnico Paulo Chupeta.
Nesta quinta-feira, o Bauru encara o Brasília às 16h (de Brasília), enquanto o Flamengo duela contra o Minas às 18h. O quadrangular decisivo será disputado entre os dias 27 e 29, no Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

Vettel perde prêmio de melhor atleta alemão de 2011 para Nowitzki, da NBA

Ala-pivô foi campeão da liga de basquete pelo Dallas Mavericks neste ano

Vettel com a taça da F-1 2011 (Foto: AFP)Vettel com a taça de campeão mundial
Bicampeão mais jovem da Fórmula 1 e com o título obtido a quatro corridas do encerramento da temporada. Nem os feitos de 2011 foram suficientes para assegurar a Sebastian Vettel o prêmio de melhor atleta do ano na Alemanha. A honraria ficou nas mãos do ala-pivô Dirk Nowitzki, de 33 anos, do Dallas Mavericks, campeão pela primeira vez da NBA, a liga americana de basquete.
A cerimônia foi realizada na noite de segunda-feira na cidade alemã de Baden-Baden e transmitida pela TV para todo o país. Nowitzki foi o primeiro jogador de basquete a levar o prêmio para casa. Vettel teve de se contentar com o vice na eleição realizada por 1.500 jornalistas.
- Após tantos anos, este foi, de longe, o melhor da minha carreira - disse Nowitzki.
basquete nba bill russel entrega troféu mvp das finais dirk nowitzki (Foto: agência Reuters)Bill Russell entrega o troféu de melhor jogador das finais a Dirk Nowitzki, do Dallas Mavericks

 

 

 

Magnano festeja prêmio de melhor do ano, mas diz: 'O desafio aumenta'

Cheio de orgulho, técnico afirma que país voltou à elite mundial: 'Não posso falar que vamos trazer uma medalha, mas prometo que vamos trabalhar duro'


ruben magnano Prêmio Brasil Olímpico (Foto: André Durão/Globoesporte.com) 
Magnano: orgulhoso com prêmio e promessa de dedicação
Ter sido escolhido como o melhor técnico de 2011 enche Rubén Magnano de orgulho. Depois de levar o Brasil de volta às Olimpíadas, o treinador argentino vê a escolha como um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito à frente da seleção brasileira de basquete. Por outro lado, o argentino afirma que ser homenageado no Prêmio Brasil Olímpico aumenta o desafio para o próximo ano.
- No lado pessoal, isso me deixa muito orgulhoso. É o meu nome que está no prêmio, mas é o trabalho de muita gente, da comissão, da Confederação e, principalmente, do material humano, que são os jogadores. Mas, com o prêmio, o desafio aumenta para 2012. É desse jeito que eu encaro essa honra.
Magnano afirma que o passo dado pela seleção em 2011 foi grande. Para o treinador, o Brasil recolocou o seu nome ao lado das principais equipes do mundo.
- Já nos colocamos na elite mundial, aquela que vai disputar os Jogos Olímpicos. Já estamos lá, fazemos parte desse grupo. Agora, temos de fazer um trabalho muito duro para nos tornarmos competitivos.
A vontade é óbvia: voltar de Londres com uma medalha olímpica. Magnano, no entanto, prefere ser cauteloso. O treinador promete apenas empenho dos jogadores dentro de quadra.
- Acho que podemos e vamos fazer um bom trabalho em Londres. Não posso falar que vamos trazer uma medalha. Mas prometo que vamos trabalhar duro para conseguir o melhor resultado possível.

Em treino, nove mil torcedores pedem para Dwight Howard ficar no Orlando

Agente do pivô negocia com New Jersey Nets, Lakers e Dallas Mavericks

Nove mil torcedores do Orlando Magic prestigiaram o primeiro treino aberto ao público nesta temporada. Além do incentivo aos atletas, o coro de gritos e aplausos teve pedidos para que Dwight Howard, há sete anos na equipe, desistisse de se transferir.
- Fiquei emocionado. É muito agradável ver a reação que tiveram e, por isto, desde o primeira dia que cheguei disse que gostava e queria esta cidade – disse o pivô.
Dwight Howard com fãs no treino do Orlando da NBA (Foto: AFP)Dwight Howard atende fãs no treino do Orlando Magic: nove mil fizeram coro na torcida 
Apesar do apelo público, o representante de Howard, Dan Fegan, ainda negocia com New Jersey Nets, Los Angeles Lakers e Dallas Mavericks com autorização do gerente geral do Magic. Caso o jogador permaneça no clube sem estender o vínculo atual, ele poderá se transformar em agente livre, sem restrições, ao final da temporada 2011/2012.

 

 

 

Atual campeão, Santo André fará estreia em casa contra o Catanduva

Após dar fim a longo jejum sem títulos brasileiros, equipe comandada por Lais Elena sonha com o bicampeonato; rodada terá ainda mais duas partidas


Basquete LBF Micaela Santo André em 2010 (Foto: Wander Roberto / LBF) 
Micaela, uma das armas do Santo André, atual campeão da LBFNa temporada passada, quando ergueu a taça da primeira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), o Santo André deixava para trás 12 anos de espera por um título brasileiro. Depois de um jejum tão longo, a equipe comandada pela técnica Lais Elena quer aumentar o número de títulos em sua galeria. No entanto, sabe que os adversários se reforçaram e farão o possível para evitar que o bicampeonato aconteça. Nesta segunda-feira, o atual campeão inicia, em casa, a campanha contra Catanduva, a partir das 19h, com transmissão do SporTV.
- Nossa expectativa é fazer um grande campeonato. Sabemos que será uma competição muito equilibrada, já que todas as equipes se reforçaram - disse a treinadora.
Em seu primeiro compromisso, no sábado, o velho rival superou o Blumenau por 66 a 46, no sul do país. A armadora Gattei foi a cestinha da partida com 15 pontos. Outro clássico paulista marcará a rodada: o São Caetano receberá, às 20h, o Ourinhos. Os dois tentam se recuperar dos revéses que sofreram na estreia, assim como Blumenau, que vai medir forças com o Araçatuba no mesmo horário.

 

 

 

Proprietários recuam, e Lakers pode reverter veto imposto pela NBA

Liga cancelou negociação entre três equipes, mas proposta do time de Los Angeles teria agradado. Com isso, Chris Paul fica perto do Lakers novamente

Chris Paul NBA New Orleans Hornets (Foto: Getty Images) 
Chris Paul, do New Orleans Hornets
Depois de o comissário da NBA, David Stern, anular, a pedido dos proorietátios das equipes, a transferência do armador Chris Paul, do New Orleans Hornets, para o Los Angeles Lakers, a Liga pode estar próxima de permitir a polêmica negociação, que envolve também o Houston Rockets. O Lakers teria feito uma proposta que agradou os donos do Hornets - também proprietários da NBA - para realizar a troca envolvendo três equipes e seis jogadores.
Se o acordo for confirmado, Chris Paul, que já  expressou desejo de jogar na Califórnia, chegará em Los Angeles em uma troca direta pelos alas-pivôs Lamar Odom e Pau Gasol, além de alguns jovens jogadores e escolhas nos próximos drafts, o que não fazia parte da primeira proposta. Já o time de Nova Orleans repassaria Gasol para o Houston Rockets e receberia Luis Scola, Goran Dragic e Kevin Martin. Os donos das franquias pressionaram Stern reclamando de um possível "desequilibrio" que favoreceria o Lakers.
Orlando Magic libera Howard para negociar com equipes
Astro do Orlando Magic, o pivô Dwight Howard foi autorizado pela equipe a negociar com outra franquia. Segundo o jornal espanhol "Marca", o Magic está interessado em vender o jogador ao invés de perdê-lo sem nenhum custo no fim da temporada. Howard já teria estabelecido conversa com o New Jersey Nets, Dallas Mavericks e, principalmente, com o Lakers.

 

 

Líderes em ação: Fla pega Joinville, e Uberlândia encara a Liga Sorocabana

Fora de casa, Rubro-Negro busca sua sexta vitória na competição. Mineiros enfrentam equipe do interior paulista e também querem se manter na ponta

O Flamengo entra em quadra nesta quinta-feira tentando se manter na liderança do NBB 2011/2012. Sem o ala/armador Leandrinho, que retornou ao Toronto Raptors, da NBA, a equipe rubro-negra enfrenta o Joinville, 11º colocado, às 20h (de Brasília), na casa do adversário. O time carioca possui cinco vitórias em seis partidas (83,33% de aproveitamento), mesmo rendimento do também líder Uberlândia, que pega na sétima rodada a Liga Sorocabana, estreante na competição, às 18h, longe de seus domínios.
- Leandrinho é um jogador diferenciado, de um talento indiscutível e acrescentou muito à nossa equipe. Mas o time foi montado sem ele e agora vamos tentar manter o mesmo nível de jogo. O Joinville merece nosso respeito e vamos atrás de uma vitória fora de casa que, mais para frente, pode fazer muita diferença - disse o técnico Gonzalo Garcia.
Basquete NBB - Flamengo x Paulistano (Foto: João Pires/LNB)Armador Hélio tenta a bandeja no jogo contra o Tijuca. Fla lidera ao lado do Uberlândia 
O Joinville conquistou sua primeira vitória no último sábado, diante do Vila Velha e, na terça-feira, conquistou o octacampeonato estadual. Jogando em casa, o técnico José Alves Neto quer que a equipe esteja focada na defesa para tentar surpreender o líder Flamengo.
- O Flamengo, sem dúvida, é um dos favoritas ao título, mas estamos tentando melhorar a cada dia a qualidade da nossa equipe. Para vencer, temos que tentar surpreender defensivamente - analisou o comandante da equipe catarinense.
nbb Uberlândia x Minas Cipolini (Foto: Marcos Ribeiro / Divulgação)Ala/pivô Cipolini é uma das armas do Uberlândia no
duelo com a Liga Sorocabana
Fora de casa, o Uberlândia vai com um novo técnico no banco de reservas diante da equipe de Sorocaba: o uruguaio Miguel Volcan. Nos treinamentos, o assistente técnico Rodrigo Carlos falou sobre o que não pode faltar aos mineiros na partida.
- As equipes do NBB se fortaleceram muito para a temporada. Para continuarmos entre os líderes, vamos jogar com um ataque mais rápido e continuar com o mesmo desempenho que nos colocou nessa posição - afirmou.
Diante da torcida, o Minas encara o Limeira e busca se reabilitar. Ocupando apenas a 12ª segunda posicão, o time busca a sua segunda vitória em cinco jogos. A equipe mineira, por sua vez, está em quinto, com três vitórias em quatro jogos disputados. O duelo será às 21h, com transmissão ao vivo pelo SporTV2.
- Sabemos que vamos enfrentar o campeão paulista do ano passado, um adversário muito difícil, que joga bem coletivamente, com as partes ofensiva e defensiva fortes. Mas entraremos em quadra em busca da segunda vitória no NBB - disse o técnico do Minas, Raul Togni.
Quem também entra em quadra é o Brasília, que recebe o Araraquara, às 20h, e vai atrás da sua quarta vitória na competição. A partida marca o retorno da equipe aos seus domínios depois de três compromissos fora de casa (Flamengo, Uberlândia e Franca).
- É sempre bom voltar a jogar em casa. Estamos focados na partida contra Araraquara, que vem de uma série de derrotas e com certeza farão um jogo duro - destacou o armador Nezinho.
Confira os jogos da sétima rodada do primeiro turno do NBB:
18h - Liga Sorocabana x Uberlândia
20h - Vila Velha x Pinheiros
20h - Brasília x Araraquara
20h - Joinville x Flamengo
20h - Bauru x Franca
20h - Minas x Limeira
20h - São José x Tijuca

 

 

Lucas Cipolini enterra cinco vezes
no clássico contra o Minas

Apesar da dificuldade do jogo, o ala/pivô infiltrou com facilidade e marcou 15 pontos

Por Hismênia Keller Uberlândia, MG
Ele tem 2,03 metros de altura e uma grande facilidade para fazer enterradas que levam a torcida à loucura. Assim é o ala/pivô do Uberlândia, Lucas Cipolini, também considerado ‘show - man’ do basquete uberlandense.

nbb Uberlândia x Minas Cipolini (Foto: Marcos Ribeiro / Divulgação)Cipolini enterrou cinco vezes neste sábado

No jogo que garantiu a vitória para o Uberlândia, na tarde deste sábado no Ginásio do UTC, Lucas Cipolini marcou 15 pontos. Na equipe ficou atrás apenas do cestinha Robert Day, que fez 23 pontos.
Mesmo com a dificuldade do jogo, o ala/pivô conseguiu infiltrar e fazer cinco enterradas.
– Foi um jogo duro, pois vieram de uma vitória diante do Franca e sabíamos que iriam entrar forte no jogo. Nós caímos muito de rendimento no segundo quarto, mas conseguimos superar e virar no fim do jogo – comentou Cipolini.
O próximo jogo do Uberlândia é fora de casa, na quinta-feira, contra a Liga Sorocabana, às 18h.

NBA encerra locaute, e temporada começa no dia 25, com cinco jogos

Jogadores e proprietários acertam acordo trabalhista por dez anos

basquete nba dirk nowitzki  dallas mavericks campeão NBA (Foto: agência Reuters)Atual campeão, Dallas Mavericks receberá o Miami
Heat  no dia 25 (Foto: agência Reuters)
Após mais de cinco meses, o locaute da NBA chegou ao fim nesta sexta-feira. Jogadores e proprietários de times acertaram acordo trabalhista por 10 anos, e a Liga Americana de Basquete anunciou que a temporada vai começar no dia 25 de dezembro, com cinco partidas. Um dos jogos será entre o atual campeão, o Dallas Mavericks, e o Miami Heat.
Principal ponto discutido, a divisão da receita mudou. Os jogadores, que antes recebiam 43%, agora vão passar a ganhar 51,15% na temporada 2011/2012. Nos próximos anos, será entre 49% e 51%, e 1% do total irá para um novo fundo de benefícios a ex-jogadores.

Outra mudança foi em relação aos tetos salariais. As equipes que excederam o limite pagarão taxas mais altas a partir de 2012/2013.

A NBA estava sob locaute desde o fim de junho, e a temporada deveria ter começado no início de novembro. O termo é usado para representar a situação em que as equipes proíbem seus atletas de trabalhar ou usar as dependências dos clubes.

A temporada regular 2011/2012 terá de ser mais curta. Cada equipe vai disputar apenas 66 partidas até os playoffs, em vez dos tradicionais 82 - em 1999, por exemplo, a temporada só começou em janeiro, depois de um locaute, e teve 50 jogos por time. O calendário ainda será divulgado.
Jogos do dia 25 de dezembro:
New York Knicks x Boston Celtics
Dallas Mavericks x Miami Heat
Los Angeles Lakers x Chicago Bulls
Oklahoma City Thunder x Orlando Magic
Golden State Warriors x Los Angeles Clippers

 

 

Leandrinho dá adeus como cestinha, e Flamengo vence fácil no NBB

Ala-armador, que voltará na próxima semana para o Toronto Raptors, da NBA, marca 24 pontos no triunfo sobre a Liga Sorocabana, no Tijuca Tênis Clube

Por Alexandre Cossenza Rio de Janeiro
Leandrinho não forçou arremessos nem precisou de uma atuação fora de série, mas se despediu do Flamengo como cestinha. E, a 25 segundos do fim, deu aos torcedores um brinde: drible em dois marcadores e uma cesta de bandeja. Eram os últimos dos 24 pontos que anotou na tranquila vitória por 93 a 55 sobre a Liga Sorocabana, neste sábado, no Rio de Janeiro. Com o irmão e a filha no ginásio do Tijuca Tênis Clube, o ala-armador fez sua última aparição pelo Rubro-Negro. Com o fim do locaute da NBA, ele se reapresentará ao Toronto Raptors. O time da Gávea, porém, sonha trazê-lo de volta caso a equipe canadense não passe aos playoffs.

Após o jogo, Leandrinho foi homenageado no centro da quadra. Recebeu uma placa, uma camisa rubro-negra número 28 emoldurada e mais carinho do público.
Nbb Leandrinho e filha no jogo Flamengo x Liga Sorocabana (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagens)Leandrinho divide um pirulito com a filha após o jogo
- Escutar seu nome sendo falado bem alto é uma sensação muito boa. Não sei se vocês têm noção. Eu não tinha e passei a ter uma noção. É maravilhoso. É muito especial a torcida do Flamengo - disse aos jornalistas após a despedida.

Com o resultado, o Flamengo agora soma cinco vitórias em seis jogos e segue na liderança da temporada 2011/2012 do NBB. A Liga Sorocabana, por sua vez, acumula apenas dois triunfos em cinco partidas.
Nbb Leandrinho Flamengo x Liga Sorocabana (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagens) 
Leandrinho anotou 24 pontos na partida

Não demorou para o Flamengo disparar no placar. Defendendo e trabalhando bem a bola no ataque, o Rubro-Negro nem precisou das ponntarias afiadas de Leandrinho e Marcelinho. O time da casa usou mais o garrafão, e Kammerichs brilhou, anotando em seguidos ataques. Foi com uma jogada de três pontos do ala-pivô, que fez a cesta e converteu o lance livre depois de sofrer falta, que o Fla abriu 17 a 4. No fim do período, o placar mostrava 24 a 12.

Kammerichs teve de deixar a quadra no começo do segundo quarto, após um choque acidental em que seu olho esquerdo foi atingido. O jogo, porém, mudou pouco. Leandrinho e Marcelinho começaram a aparecer mais, e o Flamengo continuou abrindo vantagem. Quando o ala-armador da NBA acertou uma bola de três a pouco mais de três minutos do intervalo, a diferença era de 28 pontos (42 a 14). Com um minuto no cronômetro, um contra-ataque que terminou com enterrada de Átila Santos acendeu a torcida rubro-negra, que fazia pouco barulho até então. Os times foram para os vestários com 52 a 21 no placar.
Nbb Marcelinho Flamengo x Liga Sorocabana (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagens)Marcelinho ajuda o Flamengo a conseguir mais
uma vitória
A Liga Sorocabana encontrou mais espaço na defesa do Flamengo no terceiro quarto, mas não conseguiu frear o ataque da casa para reduzir a diferença. Mesmo com Leandrinho, cestinha até então, no banco por boa parte do período, o Fla manteve uma dianteira confortável e começou o último quarto à frente por 71 a 37. Nada mudou no último quarto, a não ser a torcida, que gritava "Fica, Leandrinho!" a cada boa jogada o ala-armador.

O melhor de Leandrinho, porém, viria no fim. Com 25 segundos no cronômetro e com marcação dupla, o ala passou a bola por baixo das pernas, driblou os dois adversários e partiu para a bandeja, sozinho. O lance fez a galera explodir pela última vez. Desta vez, os gritos eram de "ah, ele vai voltar!".

Rodada deste sábado do NBB:
Tijuca 66 x 72 Bauru
Uberlândia 86 x 73 Minas
Araraquara 90 x 107 Paulistano
Franca 95 x 104 Brasília
Flamengo 93 x 55 Liga Sorocabana
Joinville 76 x 72 Vila Velha