Disnei XD

Disney XD

Jetix foi um canal de televisão por assinatura com programação infantil operado pela Walt Disney Company. A audiência do canal passou a diminuir após ser vendido para a Disney. No dia 3 de julho de 2009, o canal deixou de existir, dando lugar ao Disney XD.



Nos Estados Unidos, a marca operava como um bloco de programação nos canais ABC Family e Toon Disney (ambos operados pela Disney). Até 2002, poucos meses depois de ser comprado pela Disney, a Fox Kids tinha um horário na rede de televisão norte-americana Fox, mas como tinha sido vendido há poucos meses, no início daquele ano a 4Kids Entertainment adquiriu o bloco infantil da Fox norte-americana que é agora conhecido como Fox Box.
Na América Latina e em quase toda a Europa, a marca operava como um canal de televisão. Este canal tinha o nome de Fox Kids, pois surgiu em 1996 com uma joint venture entre a News Corporation (Fox) e a Saban International, cada uma com metade do canal. Até que em outubro de 2001 o canal foi vendido para aWalt Disney Company, que operou com o nome da Fox até outubro de 2004. No resto do mundo, o nome só foi substituído em 1 de janeiro de 2005.

Antes de outubro de 2001, a Fox Kids era uma joint venture dividida e mista entre a News Corporation e Haim Saban. O ABC Family Channel estava nesse ponto conhecido como Fox Family Channel, e toda a atual rede Jetix pelo mundo, foram chamadas de Fox Kids. A Fox Kids insinua ter sido fundada dentro como uma fusão entre a US Fox Children's Entertainment (entretenimento da Fox estadunidense para crianças) e a Saban Entertainment. Em outubro de 2001, Haim Saban e a News Corp venderam o grupo à The Walt Disney Company, que o renomeou para Jetix, e moveu-o para o ABC Family. O bloco moveu-se para Toon Disney em 2004. Até 2002, a marca teve os direitos para que a programação das crianças na rede de televisão Fox Broadcasting Company, porém após a venda, esses espaço esteve sido vendido ao 4Kids Entertainment. Este espaço, conhecido inicialmente como o "FoxBox" agora é nomeado como 4Kids TV. Entretanto, alguns programas da Jetix são transmitidos na rede de televisiva da ABC, pela a marca ABC Kids. Até 2007, entretanto, o único programa da Jetix que foi exibido na ABC Kids foi "Power Rangers".
Notavelmente, todos as programas produzidos antes da venda para a a Disney em 2002 — incluindo "Digimon" e "Power Rangers" — ainda têm os logotipos da Saban Entertainment e Fox Children's Productions, por exemplo, a animação "The Tick" tem estes logotipos. Na Europa, na maioria dos programas antigos da Fox Kids, os logotipos originais da Saban Entertainment e Fox Children's Productions são retidos, mas o logotipo internacional da Buena Vista é posto após eles, embora com freqüência quando um tal programa é exibido nos canais Europeus do Jetix, o filme com estes antigos logotipos param antes mesmo de terminar sua exibição completa, ou um antigo vídeo com estes é exibido.

No Reino Unido, a Future Publishing publica a revista da Jetix oficial, chamada de Jetix Magazine. Puclicada a cada quatro semanas, a revista editora quebra-cabeças (presente em inglês na revista como puzzle), reportagens baseadas nos personagens do canal e quadrinhos com os "Power Rangers". A revista também tem nela inclusa um DVD com programas do canal.

Desenhos:
Além de outros antigos do canal FOX KIDS. Anime:
  • Séries:
Blocos: