quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Adriana Lima faz campanha para Donna Karan e vira alvo de protestos

Ela aparece usando um vestido de 1.500 euros, ao lado de dois jovens haitianos

Adriana Lima faz campanha para Donna Karan e vira alvo de protestos - Reprodução e Grosby Group
Publicidade

Bastou uma única imagem ser veiculada mundo afora para fazer com que várias  organizações humanitárias se levantam contra o modelo e marca.
A fotografia mostra Adriana Lima vestindo a nova coleção primavera-verão 2012 de Donna Karan, Na parte inferior da imagem aparecem duas pessoas no Haiti, em situação extremamente vulnerável.
A ala dos contrários afirma que o brilho e glamour em contraste com a pobreza do Haiti é gritante e de extremo mau gosto.
Através das redes sociais os comentários em protesto à campanha começaram a se multiplicar muito rapidamente, como mensagens de desaprovando a ideia.
"Enquanto Adriana parece muito feroz, as outras pessoas na foto parecem um pouco assustadas. Parece que há uma relação nada amigável entre a menina branca e os negros.", escreveu uma ONG.
Outros culpam a designer de tirar proveito da situação em que vive no Haiti, após o terremoto que devastou o país em 2010, e usar essa triste realidade para promover roupas que caras e luxuosas.
"A única coisa que me preocupa este assunto é uma supermodelo vestindo roupas caras no meio de um país que tem sido assolado por uma pobreza inimagináveis​​", escreveu um leitor do jornal Huffington Post.
Por conta da onda de críticas, a marca emitiu um comunicado para explicar a proposta e defender a iniciativa da empresa.
"Donna Karan tem sido profundamente empenhada em apoiar o Haiti desde o terremoto.  Através de suas experiências pessoais, o Haiti foi uma inspiração natural para a Primavera de 2012. O objetivo da campanha é celebrar a cultura e a criatividade do povo da ilha", afirma o comunicado.
A designer defende ainda que a idéia de fotografar no Haiti nasceu graças a seu trabalho humanitário na ilha. Ela mantém a fundação Hope, empenhada em arrecadar dinheiro para ajudar a reconstruir o país.
Vale lembrar que em junho deste ano, a marca promoveu algumas criações artísticas de haitianos com quem tem trabalhado para restaurar sua confiança e desejo de sucesso. Donna Karan salientou que seu desejo é prestar uma homenagem ao Haiti.
Abaixo, Adriana Lima e Donna Karan em fotos tiradas pela produção durante realização do trabalho, no Haiti.
Adriana Lima e Donna Karan em fotos tiradas pela produção durante realização do trabalho, no Haiti. O Fuxico

Nenhum comentário:

Postar um comentário